O Mês de Novembro, é um mês que tradicionalmente pensamos mais em Direitos Humanos, ora por conta do Dia da Consciência Negra , ora pelo reconhecimento dos Direitos da criança na declaração dos Direitos Humanos Universais.Tendo em conta que, conforme assinalado na Declaração dos Direitos da Criança, "a criança, em virtude de sua falta maturidade física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento;nesta nova fase de nosso Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãos ", convidamos os familiares de nossas crianças para participarem de um sábado de proteção a criança!
|
Mosaico composto por todos os professores
|
Proteger a primeira infância deve ser um dos objetivos principais da educação infantil , foi pensando nisso que trouxemos alguns temas contemporâneos que têm preocupado famílias e educadores. Temas esse que acabam se conjugando entre si.
O preparo da escola, para receber nossos convidados especiais:
O aproveitamento de materiais que seriam considerados para descarte, foram oferecidos ás crianças para serem utilizados na confecção de enfeites natalinos
|
Arvore de Natal, confeccionada com as crianças sob a tutoria das Professoras Viviane e Rosângela
|
Arvore de Natal confeccionada com as crianças sob a tutoria da Professora Edite
Enquanto familiares participavam das Oficinas com o PROERD e a Cooperativa Nova Esperança, as crianças, acompanhadas pelas professoras, confeccionavam guirlandas.
|
|
Em clima de descontração e parceria , o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, participou trazendo para as famílias temas que têm suscitado preocupação por parte de toda a sociedade, entre eles: Bullying, Abuso e Agressão Infantil, Consumismo Desenfreado e Erotização Infantil. A conversa franca embasada na legislação do Respeito e Proteção á Criança e tendo como estratégia os recursos midiáticos disponíveis trouxe orientações e informações para os presentes.
A Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança trouxe para as famílias o cuidado com o lixo que produzimos, levando em consideração : Reduzir, Reciclar e Ressignificar.
Reduzir- Será que tudo o que compramos, precisamos de fato? Ou somos apenas levado pela Industria do Consumo? E nossas crianças como reagem ao apelo da Mídia para o consume desenfreado?
Reciclar - Será que tudo o que jogamos fora, deve ser mesmo jogado, ou podemos reaproveitar? Como armazenamos nosso lixo para ser jogado fora?
Ressignificar - O que é mais importante um presente, ou o ato da celebração? Estamos ensinando as crianças que mais importante que consumir é celebrar?
E para não perder o bom costume: Mais uma vez, nossa Emei abriu as portas para a leitura realizando empréstimo e doação de livros . Nada como uma boa história para unir as famílias !