domingo, 28 de outubro de 2012

Parceria entre CIEJA e EMEI - Quem diria ! Ciranda entre amigos



O CIEJA ( Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos ) de Ermelino Matarazzo  representado por  sua Banda de Professores, Funcionários e Gestores  esteve aqui na EMEI, no dia 09 de outubro,  em mais umas  de nossas ações  do Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãos, promovendo uma linda Ciranda entre Amigos, com muita ciranda e Contação de histórias.


"  Nos CEIs, Creches ou nas EMEIs, conforme as  crianças têm oportunidade de interagir com o professor, com outras crianças e com  o meio natural, social e cultural, elas podem, de um modo ativo, crítico e lúdico, apropriar-se de conceitos, idéias e mensagens que consolidam certas formas de pensar. Assim, possibilitar-lhes o acesso a fontes variadas de informações e de lazer, e a uma programação de características plurais, são fatores fundamentais para a construção de noções que as ajudem a entender o mundo como múltiplo, rico em  culturas, em diferenças e em características naturais e socioculturais."
( Orientaçõe Curriculares e Expectativas de aprendizagens - página 98)



A Hora da Contação de Histórias, um lindo conto africano: "A origem de todas as histórias"


        O encantamento das crianças diante da História


As histórias tem a capacidade de transportar as crianças para outros contextos

"As Linguagens Artísticas apoiam as crianças na ampliação  de sua sensibilidade  e capacidade de lidar com sons, ritmos, formas, cores, imagens,gestos, falas e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas que emocionam e constituem o humano .
(...) Tão importante quanto fazer, é ver, apreciar, fruir. O tempo de fazer deve ser equilibrado com o tempo de olhar, pensar, imaginar e conhecer processos de produção."
( Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagens - páginas 116 e  117)


Depois de ouvir, chega a hora de cirandar
Ao som da guitarra, do baixo, da bateria e do teclado


A sensibilidade do adulto diante do envolvimento da criança

Conhecer o entorno de seu bairro, as possibilidades educativas, sociais, ambientais, comerciais, de lazer faz parte da construção da cidadania. 
Agradecemos  a Banda de professores, funcionários e gestores  do CIEJA Ermelino Matarazzo por ter partilhado de tal concepção. Salientamos o respeito, competência e envolvimento do grupo na ação desenvolvida!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Crianças :Pequenos Cidadãos - As crianças aprendem a se cuidar quando são cuidadas



" Em sua experiência de serem cuidadas, as crianças aprendem a vestir-se, pentear-se, comer, a fazer sua higiene e desenvolvem o sentimento de bem estar com esses cuidados.Em todas essas situações, elas aprendem sobre sua vulnerabilidade e capacidades, sobre qualidades humanas universais e sobre diferenças entre as pessoas ". 
( Orientações Curriculares para a Educação Infantil, página 44)




Aprender a se cuidar é um aspecto de extrema relevância na construção da cidadania , por isso as Orientações Curriculares da Educação infantil, tratam  do tema  como princípio e como uma das inúmeras aprendizagens que as crianças devem ter na educação infantil.
Diante disso, em parceria com  " MMarthani - Hair Visage ", realizamos no dia 08 de Outubro  a Oficina de Cuidados e Auto - Estima " Cuidando também se aprende"


As " hairstyles " ( em inglês : estilistas de corte de cabelos)":  Marli Rosa, Yara  Santana, Tânia Simões e Ingrid  Miranda  conversando com os alunos sobre a importância de " Cuidar de Si"

Organizando um ambiente educativo para as práticas de cuidado
" O cuidar de si mesmo, o olhar-se com atenção e assumir as ações para o seu próprio bem-estar, são atitudes que se aprende desde pequeno. Modos de cuidar são transmitidos por meio de práticas culturalmente instituídas e atualizadas de geração a geração. Ações muito simples, criadas nos momentos de lavar o rosto e as mãos, de arrumar o cabelo com cuidado, por exemplo, podem gerar aprendizagens sofisticadas de cuidar de si, com reflexos na imagem de si que cada criança está construindo.
Também hábitos alimentares são aprendidos pela criança na relação com pessoas mais experientes, delas recebendo cuidados." ( Orientações Curriculares para a Educação Infantil, página 44)


 


Depois foi a hora do desfile...Todos tiveram a oportunidade de mostrar seus cabelos e seus estilos pessoais!


" O profissional da educação infantil educa e cuida as crianças à medida que:
• trabalha pela eliminação de preconceitos étnico-raciais e outros, fortalecendo a autoestima e os vínculos afetivos de todas as crianças ao mesmo tempo em que as ajuda a ampliar as possibilidades de aprendizado e de compreensão de mundo e de si próprio trazidas por diferentes tradições culturais, a refletir sobre a forma socialmente injusta como os preconceitos foram construídos e se manifestam, a desenvolver uma visão crítica sobre a organização das atuais práticas e valores sociais predominantes e a construir atitudes de respeito e solidariedade... "( Orientações Curriculares para a Educação Infantil, página 44)


As  aprendizagens relativas ao cuidado , além de serem ações de saúde  e necessidades humanas se constituem como gestos socioculturais, com conteúdo simbólico, sendo o adulto o principal parceiro  da criança nessa aprendizado. 


D' Marthani Hair Visage
Rua Arnaldo Portilho, 388 Penha de França  2091 6937

Quantas aprendizagens forma possíveis nesse dia? 
Inúmeras e Incontáveis, porém planejadas   no Projeto pedagógico de nossa escola: "Pelo Direito de Viver Experiências de Aprendizagens na Primeira Infância" 
Agradecemos as  profissionais do "D´Marthani Hair Visage" por propiciarem esses momentos tão especiais e de tantas aprendizagens!
Valeu Tânia ,Marli,  Ingrid  e Yara ! Foi um prazer ter vocês !

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Piolho é coisa de criança... Mas um pouco de cuidado e carinho faz esse inquilino indesejável se mudar !






O que é?
A pediculose da cabeça é uma doença parasitária, causada pelo Pediculus humanus var. capitis, vulgarmente chamado de piolho. Atinge principalmente crianças em idade escolar e mulheres e é transmitida pelo contato direto interpessoal ou pelo uso de utensílios como bonés, escovas ou pentes de pessoas contaminadas.

Manifestações clínicas

A doença tem como característica principal a coceira intensa no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça e que pode atingir também o pescoço e a região superior do tronco, onde se observam pontos avermelhados semelhantes a picadas de mosquitos. Com a coçadura das lesões pode ocorrer a infecção secundária por bactérias, levando inclusive ao surgimento de glânglios no pescoço.
Geralmente a doença é causada por poucos parasitas, o que torna difícil encontrá-los, mas em alguns casos, principalmente em pessoas com maus hábitos higiênicos, a infestação ocorre em grande quantidade. Achado comum que fecha o diagnóstico de pediculose são as lêndeas, ovos de cor esbranquiçada depositados pelas fêmeas nos fios de cabelo.
Tratamento
O tratamento da pediculose da cabeça consiste na aplicação nos cabelos de medicamentos específicos para o extermínio dos parasitas e deve ser repetido após 7 dias. Existe também um tratamento através de medicação via oral, sob a forma de comprimidos tomados em dose única. Em casos de difícil tratamento, os melhores resultados são obtidos com a associação dos tratamentos oral e local.
A lavagem da cabeça e utilização de pente fino ajuda na retirada dos piolhos. As lêndeas devem ser retiradas uma a uma, já que os medicamentos muitas vezes não eliminam os ovos. Para facilitar a retirada das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada.
Em crianças que frequentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola que é, geralmente, o principal foco de infecção. As meninas de cabelos compridos devem ir à aula com os cabelos presos. A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.


 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Brincando, Lanchando e Curtindo o Blog em família!

No ultimo dia  05  recebemos as famílias e os amigos de nossos alunos para passarmos o dia juntos.
Primeiro confeccionamos juntos um brinquedo com materiais reciclados, com muita criatividade e empenho resgatamos com nossas crianças a tradicional brincadeira de pião!

A contemporaniedade do pião reciclado
Contamos com uma palestra inicial das dentistas do Projeto de Saúde Bucal, que é desenvolvido em parceria com a UBS Jardim Belém.  Os resultados do projeto têm sido animadores, o indice de câries entre nossos alunos está abaixo da média das crianças dessa faixa etária. Professores, Funcionários ,Familiares e especialmente crianças  foram parabenizados.


A adesão dos familiares  na confecção dos piões foi com muita  qualidade, testando materiais, cores e partilhando o significado social do pião.


Tão logo o brinquedo foi confeccionado, convidamos os familiares e amigos para conhecer o Blog da escola, bem como acessá-lo . O Blog é um podereoso instrumento para conhecermos as práticas desenvolvidas na escola.




A oportunidade dos familiares e amigos lancharem com as crianças num ambiente que proporciona aprendizagens como: autonomia, cuidado, higiene, bons hábitos alimentares, convívio social, entre outras  faz farte da construção de uma parceria que dá certo. Família - Escola!





segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Um Playground chegou em nossa escola!



Dando continuidade ao Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãoes, no dia 04 de outubro, as crianças brincaram a valer.... Tobogan Gigante, Tombo Legal, Cama Elástica e  Castelo Pula Pula, regado a  algodão  doce, pipoca salgada e  doce .



Novas surpresas estão a caminho! 

domingo, 7 de outubro de 2012

Por que não aproveitar o mês de Outubro para tratar de cidadania infantil?

Pensando nisso organizamos uma série de discussões e reflexões  para o mês  de Outubro, nascendo então o Projeto" Crianças: Pequenos Cidadãos", compondo então o cronograma com as atividades abaixo:


Dia 04 de Outubro :" Um Playground chegou na nossa escola " ;

Dia 05 de Outubro :" Brincando, lanchando e curtindo o blog em família";

Dia 08 de Outubro :" Cuidando também se aprende" - Em parceria com " MMarthani - Hair Visage", nossas crianças vivenciarão um Salão de Beleza;

Dia 09 de Outubro: "Ciranda entre amigos" - Com a parceria dos Gestores, Funcionários e Professores do CIEJA Ermelino Matarazzo - Um tempo de Contação de Histórias e Muita Música  para as crianças;

Dia 10 de Outubro: Intervenção Artística " Toda Criança tem direito a ser feliz!" com a presença do Prof. Dr.  Bruno de Oliveira - FE USP e Universidade do Canadá;

Dia 11 de Outubro: "Culinária: Eu e o meu cup cake"
Em parceria com a Polícia Militar - PROERD - as crianças participarão de uma peça teatral com  os personagens de Monteiro Lobato
Entrega dos livros da "  Minha Primeira Biblioteca" - Projeto da SME - PMSP;

Dia 17 de Outubro: Em parceria com a SUVIS ( Supervisão de Vigilância Sanitária) - Ermelino Matarazzo as crianças participarão da peça teatral " Tratando do lixo de forma sustentável";

Dia 23 de Outubro: Sessão Simultânea de Leitura - As crianças ouvirão histórias que escolherão realizadas por variados leitores.



Viabilizar situações de aprendizagem que legitimem os Direitos da Infância é uma forma de cumprirmos nosso papel de educadores e cidadãos!

Toda criança tem direito a um bolo de aniversário!

Fica instituído: Toda criança tem direito a um Bolo de aniversário!

                                                                           
              

Por isso todos os meses, na última quinta feira do Mês, os aniversariantes do mês compartilham  um bolo que é confeccionado aqui na EMEI. com os próprios ingredientes da merenda escolar. 


                                           

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Brincando em Cantos de atividades Diversificadas


A proposta de cantos  de atividades diversificadas é uma das modalidades de organização do tempo didático. Os cantos de atividades diversificadas apresentam um momento da rotina, em que as crianças escolhem o que vão fazer a partir de um leque de opções oferecidas e organizadas pelo professor em vários cantos da sala.

As crianças escolhendo as atividades


Os meninos banhando os bebês

 O que as crianças podem aprender?

Com essa modalidade de organização garantimos que as crianças possam vivenciar diferentes situações de aprendizagem, escolhendo, exercitando a autonomia e buscando conhecer as próprias necessidades, preferências e desejos ligados á construção de conhecimento e relacionamento interpessoal.




Brincadeiras digitais


O canto do computador é apenas uma oferta entre tantas outras; como: Canto do faz de Conta ( Casinha/ Cabana, Escritório, Cabeleireiro, Feira, Médico, Oficinas de Conserto, Carrinhos ), o Canto dos Jogos, o Canto das Artes Visuais e o Canto da Leitura.

 

Pesquisar este blog