domingo, 28 de outubro de 2012

Parceria entre CIEJA e EMEI - Quem diria ! Ciranda entre amigos



O CIEJA ( Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos ) de Ermelino Matarazzo  representado por  sua Banda de Professores, Funcionários e Gestores  esteve aqui na EMEI, no dia 09 de outubro,  em mais umas  de nossas ações  do Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãos, promovendo uma linda Ciranda entre Amigos, com muita ciranda e Contação de histórias.


"  Nos CEIs, Creches ou nas EMEIs, conforme as  crianças têm oportunidade de interagir com o professor, com outras crianças e com  o meio natural, social e cultural, elas podem, de um modo ativo, crítico e lúdico, apropriar-se de conceitos, idéias e mensagens que consolidam certas formas de pensar. Assim, possibilitar-lhes o acesso a fontes variadas de informações e de lazer, e a uma programação de características plurais, são fatores fundamentais para a construção de noções que as ajudem a entender o mundo como múltiplo, rico em  culturas, em diferenças e em características naturais e socioculturais."
( Orientaçõe Curriculares e Expectativas de aprendizagens - página 98)



A Hora da Contação de Histórias, um lindo conto africano: "A origem de todas as histórias"


        O encantamento das crianças diante da História


As histórias tem a capacidade de transportar as crianças para outros contextos

"As Linguagens Artísticas apoiam as crianças na ampliação  de sua sensibilidade  e capacidade de lidar com sons, ritmos, formas, cores, imagens,gestos, falas e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas que emocionam e constituem o humano .
(...) Tão importante quanto fazer, é ver, apreciar, fruir. O tempo de fazer deve ser equilibrado com o tempo de olhar, pensar, imaginar e conhecer processos de produção."
( Orientações Curriculares e Expectativas de Aprendizagens - páginas 116 e  117)


Depois de ouvir, chega a hora de cirandar
Ao som da guitarra, do baixo, da bateria e do teclado


A sensibilidade do adulto diante do envolvimento da criança

Conhecer o entorno de seu bairro, as possibilidades educativas, sociais, ambientais, comerciais, de lazer faz parte da construção da cidadania. 
Agradecemos  a Banda de professores, funcionários e gestores  do CIEJA Ermelino Matarazzo por ter partilhado de tal concepção. Salientamos o respeito, competência e envolvimento do grupo na ação desenvolvida!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog