" Se dermos ás crianças a mesma liberdade no processo artístico que lhes danos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência no aprimoramento do processo criativo"
Anne Marie Holm, autora do livro Baby -Art
Para nós, educadores,que fomos formados numa concepção que privilegia o desenho figurativo como aquele que deve ser validado, torna-se difícil proporcionar liberdade para o processo criativo . Por isso é importante que nossas concepções sejam colocadas em cheque, a luz daqueles que tem se debruçado sobre o estudo da criação infantil, foi isso que nos proporcionou o Doutorando pela Universidade de Victoria do Canada, Bruno de Oliveira, orientado pela Professora Jutta Gutberlet, PhD - Departamento de Geografia da Faculdade das Ciências Sociais da Universidade de Victoria - Canada, ligada a Faculdade de Educação da Universidade do estado de São Paulo.
Bruno realizou um trabalho em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança, realizando oficinas , onde os catadores e seus filhos produziram obras de arte a partir dos resíduos coletados. As obras deram origem a exposição " Catador de Estórias - Arte Contemporânea e inclusão cultural numa galeria itinerante"
Organizamos, então com Bruno uma intervenção com os alunos de nossa escola, onde pudessemos pensar as questões do " Cuidar do Ambiente" sob o prisma da Arte.
Cuidar do Ambiente
" Há outro conjunto de aprendizagens essenciais para as crianças e que se refere à construção de atitudes e saberes ecologicamente recomendáveis, ou seja, a formação de atitudes, valores e saberes relativos ao planeta Terra e às formas como os homens exercem ações que preservam ou destroem o ambiente da natureza e aquele culturalmente construído.
Alem de poder discutir os temas apontados nas rodas de conversa e por meio de projetos variados, as crianças podem, cotidianamente e ao longo de sua história nas instituições de educação infantil, aprender a cuidar do seu ambiente próximo." ( Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas - Página 53)
Bruno, nas salas , combinando com as crianças os detalhes da intervenção.
Dona Selma, representante dos Catadores da Zona Leste de São Paulo, apresentando as produções dos catadores e seus filhos, validando a necessidade da preservação do ambiente onde vivemos.
"Com que vocês acham que foi feito esse quadro? Essas peças que estão nos quadros foram achadas no lixo. Dentro do lixo existe muita coisa que pode ser usada...." ( Dona Selma)
Depois, foi a hora de montar o mosaico, cada um contribuiu com a sua produção.
Juntar as Unidades e formar o Todo. Juntos somos Fortes e Coloridos !
Com os professores Gerry, Jutta e Bruno da Universidade de Victoria, as crianças realizaram a leitura dos mosaicos.
" Em todos esses casos, é importante ao planejamento da educação infantil garantir que a criança possa escolher como se expressar.
(...)
O desenvolvimento de um olhar sensível infantil, é parte da trajetória da construção de significados do seu entorno, das suas vivências e escolhas. Escolhas, estas, que são fruto de uma bagagem estética orientada pelo adulto." ( Cadernos da Rede - Formação de Professores - Percursos de Aprendizagens : Um olhar sobre o desenho - páginas 10 e 20)
Pensar na Preservação do ambiente, pelo prisma da Arte, foi extremamente instigante. Conhecer uma Cooperativa de Reciclagem em nosso bairro foi enriquecedor.
E agora? Bem, várias ações foram desencadeadas dentre elas: Tratar melhor nosso ambiente, aproveitando nosso lixo e dando valor aquilo que aparentemente não tem valor!
Estamos fechando várias parcerias com a Cooperativa e dia 24 de Novembro pela manhã estaremos tratando desse assunto com as famílias de nossos alunos.
Você é nosso convidado ! Até lá!
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