segunda-feira, 24 de março de 2014

Pensando no Currículo da Educação Infantil a partir da pesquisa

Resultados da Pesquisa realizada com  as famílias de nossos alunos e alunas em
Março / 2014
 

Total de alunos matriculados   246
Total de pesquisas recebidas   185
Porcentagem 75%

Reflexão: Apesar de ser um bom número, no entanto existem famílias que não entregaram, por inúmeros motivos, não acompanham o dia a dia das crianças ( através da agenda), não entendem como importante as solicitações da escola, não tiveram tempo, não tinham caneta ou lápis, esquecimento, etc.
No entanto, salientamos que a EMEI é a primeira etapa de escolarização de suas crianças. E o exercício de acompanhar a criança deve ser iniciado agora e permanecer por toda a escolaridade. A criança precisa do apoio da família em seus estudos.
 



1o).  A criança tem acesso a livros?
 162 sim
  32 não
Reflexão: Um número excelente, mas ainda há muitas crianças que não têm acesso a livros. O livro é o maior facilitador da construção da escrita. A escola envia semanalmente livros que devem ser lidos pelas famílias ás crianças, para que as professoras desenvolvam o trabalho com a leitura.



 

2o). Acessa a internet?
101 sim
85 não

Quantos dias por semana?
01 dia  -  13 crianças
02 a 03 dias - 34 crianças
4 a 6 dias  - 25 crianças
A semana toda -  30 crianças

 



Reflexão: A Internet  quando bem utilizada é um poderoso instrumento de aprendizagem para as crianças. Mas há de se considerar que muitas crianças só a utilizam com jogos , muitas vezes violentos e que não propiciam nenhum tipo de aprendizagem. É necessário dosar o tempo das crianças diante de computadores, tabletes, celulares e etc. A criança deve ter variados tipos de brincadeiras: Frequentar praças e parques públicos, bibliotecas, teatros, grupos sociais que propiciem socialização entre as crianças, brincar com seus familiares, etc.

 

3o). Que horas a criança dorme a noite?
19h   - 04
20h  -  24
21h -   44
22h -   70
23 h -   29
Meia Noite ou Mais  14
 
4o).  Que horas a criança levanta?
5h  a 6 h - 56
7h a 8h -   11
8h a 9h  -   23
9h a 10h - 30
10h a 11h - 17
Reflexão: Uma criança deve ter de 08 a 10 horas de sono por noite,  a falta de sono deixa a criança indisposta, inquieta, mal humorada, irritada, cansada, sonolenta, agressiva, com falta de apetite, com a imunidade baixa, desatenta. Muitas vezes, o que é classificado como hiperatividade poderia ser resolvido com horas de sono e descanso. As crianças devem ter uma rotina com o horário de sono definido previamente.  O adulto deve manter essa rotina, mesmo quando a criança se recusa em cumpri-la, sabendo que isso proporcionará saúde e bem estar para a criança e bom desempenho da vida escolar.

5o). Toma Mamadeira?
56 sim
127 não

Reflexão: Crianças  na faixa etária que atendemos já não devem usar mamadeira, a mamadeira inibe a alimentação sólida propiciando problemas na fala, na dentição, no desenvolvimento dos órgãos internos, causando má nutrição pois não fornece as vitaminas e proteínas que as crianças precisam. Além disso, impedindo o desenvolvimento psicológico, já que a criança se sente um bebê. Trocar a madeira por copos, canecas e não usar nenhum tipo de  " engrossante".
 
 
 
 
 

6o). Escova os dentes sozinho?
150 sim
20 não
Reflexão. A Escovação deve ser supervisionada pelo adulto e garantida sempre depois das refeições e antes de dormir. É uma questão de saúde!
 
7o). Quantas horas assiste de TV por dia?
Menos de 30 minutos - 08 crianças
01 hora - 18 crianças
2 horas  - 35 crianças
3 horas - 35 crianças
4 horas ou mais  - 84 crianças
Não assiste TV -  02 crianças

 O que assiste na TV:
Diversos  - 04
Desenhos  - 133 crianças
TV a cabo -  26 crianças
DVDs -  07 crianças
Novelas -  16 crianças
Educativo - 12 crianças
Reflexão. As crianças assistem muita TV. Esse tempo pode ser usado para uma infinidade de outras coisas. Ressaltamos aqui a conversa com a criança, a escuta, o que ela fez na escola, quais são os nomes de seus amigos, o que comeu, o que gosta mais da escola.
Outro dado preocupante é o que a criança assiste na  TV: Novelas, " Big Brother", Programas Humorísticos, " Pânico", enfim programações que são pensadas para adultos, que a criança ainda não tem estrutura mental para absorver o que acaba atrapalhando o desenvolvimento normal das crianças. Desenhos e filmes  que possuem situações de violência  também chocam as crianças e acabam deixando-as com medo  com dificuldades de relacionamento .
 
 

8o). O que você acha  que é importante a criança aprender na escola?
Socialização - 29
Alfabetização - 95
Boas Maneiras/ Atividades de Vida diária -  32
Cultura -  18
Respeito ao Próximo -  25

Aparecem com uma citação apenas:
Ensino Bíblico
Preparação para o Primeiro ano
Falar Correto
Estímulos
Boa Índole
Formar para o Futuro
Desenvolvimento da Mente
Tudo o que é de bom
Informática
Coordenação Motora
Inglês
Os sentidos
Usar a imaginação
Formação de um cidadão
Desenhar e Pintar
Músicas
Brincar
Repartir
Estou satisfeita com esta escola
Esporte
Mostrar a importância dos estudos
Historinhas
Natureza
Higiene

Reflexão: A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica  tendo como finalidade o desenvolvimento integral da  criança. A Escola de Educação Infantil deve  considerar as especificidades  afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, oferecendo assim, experiências  variadas  em todas as áreas do conhecimento ( linguagem verbal, raciocínio lógico matemático, natureza e cultura, linguagem corporal e linguagem artística), utilizando a brincadeira como desencadeador desse trabalho. 




 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Um bambolê e uma infinidade de movimentos!

Planejar quais serão os materiais e o espaço monde as crianças explorem seus movimentos corporais é algo que deve fazer parte das reflexões das professoras.
Neste começo de tarde de terça feira as crianças do Infantil I B, conheceram o " bambolê" e as possibilidades de movimento que ele sugere.











 
 

Uma tarde na EMEI

Uma tarde linda, onde o Outono foi anunciado com uma brisa fresca que espalhava folhas e sementes por toda o quintal da nossa escola  que  as vezes adentravam salas a adentro.
 
 
 
 
 
 
 
 
Enquanto isso nossos alunos e alunas  vivenciavam inúmeras experiências de aprendizagens.
 
 
 





















 
 

Aprendizagens de uma vida social!

" Quanto mais experiências de aprendizagens próximas as práticas sociais , as crianças vivenciarem, maior  será  a facilidade de inserção no universo sócio - cultural." 
in " Práticas de Ensino e Construção do Conhecimento na Educação Infantil"

 

Diante dessa premissa, as professoras:  Shirley, Adriana , Enedir e Ana Flávia, organizaram Sequencia didática sobre  Experiências de Cuidados Pessoais  ; " Eu me cuido, sim! "
As crianças podem aprender desde cedo adotar atitudes que garantam ações em que se cuidem e paralelamente a isso começam a organizar seus objetos pessoais ao que entendemos ser um salutar estímulo ao desenvolvimento da autonomia .

1. Organizando o material que será utilizado














 
2. Colocando creme dental na escova
 
 
 
 
 

3. Escovando os dentes da forma coma as dentistas da UBS Jardim Belém orientaram e as professoras relembram a cada escovação









 
4. Guardando o material no seu devido lugar



 

 



 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pesquisar este blog