Resultados da Pesquisa realizada com as famílias de nossos alunos e alunas em
Março / 2014
Total de alunos matriculados 246
Total de pesquisas recebidas 185
Porcentagem 75%
Reflexão: Apesar de ser um bom número, no entanto existem famílias que não entregaram, por inúmeros motivos, não acompanham o dia a dia das crianças ( através da agenda), não entendem como importante as solicitações da escola, não tiveram tempo, não tinham caneta ou lápis, esquecimento, etc.
No entanto, salientamos que a EMEI é a primeira etapa de escolarização de suas crianças. E o exercício de acompanhar a criança deve ser iniciado agora e permanecer por toda a escolaridade. A criança precisa do apoio da família em seus estudos.
1o). A criança tem acesso a livros?
162 sim
32 não
2o). Acessa a internet?
101 sim
85 não
Quantos dias por semana?
01 dia - 13 crianças
02 a 03 dias - 34 crianças
4 a 6 dias - 25 crianças
A semana toda - 30 crianças
3o). Que horas a criança dorme a noite?
19h - 04
20h - 24
21h - 44
22h - 70
23 h - 29
Meia Noite ou Mais 14
4o). Que horas a criança levanta?
5h a 6 h - 56
7h a 8h - 11
8h a 9h - 23
9h a 10h - 30
10h a 11h - 17
5o). Toma Mamadeira?
56 sim
127 não
6o). Escova os dentes sozinho?
150 sim
20 não
7o). Quantas horas assiste de TV por dia?
Menos de 30 minutos - 08 crianças
01 hora - 18 crianças
2 horas - 35 crianças
3 horas - 35 crianças
4 horas ou mais - 84 crianças
Não assiste TV - 02 crianças
O que assiste na TV:
Diversos - 04
Desenhos - 133 crianças
TV a cabo - 26 crianças
DVDs - 07 crianças
Novelas - 16 crianças
Educativo - 12 crianças
8o). O que você acha que é importante a criança aprender na escola?
Socialização - 29
Alfabetização - 95
Boas Maneiras/ Atividades de Vida diária - 32
Cultura - 18
Respeito ao Próximo - 25
Aparecem com uma citação apenas:
Ensino Bíblico
Preparação para o Primeiro ano
Falar Correto
Estímulos
Boa Índole
Formar para o Futuro
Desenvolvimento da Mente
Tudo o que é de bom
Informática
Coordenação Motora
Inglês
Os sentidos
Usar a imaginação
Formação de um cidadão
Desenhar e Pintar
Músicas
Brincar
Repartir
Estou satisfeita com esta escola
Esporte
Mostrar a importância dos estudos
Historinhas
Natureza
Higiene
1o). A criança tem acesso a livros?
162 sim
32 não
Reflexão: Um número excelente, mas ainda há muitas crianças que não têm acesso a livros. O livro é o maior facilitador da construção da escrita. A escola envia semanalmente livros que devem ser lidos pelas famílias ás crianças, para que as professoras desenvolvam o trabalho com a leitura.
2o). Acessa a internet?
101 sim
85 não
Quantos dias por semana?
01 dia - 13 crianças
02 a 03 dias - 34 crianças
4 a 6 dias - 25 crianças
A semana toda - 30 crianças
Reflexão: A Internet quando bem utilizada é um poderoso instrumento de aprendizagem para as crianças. Mas há de se considerar que muitas crianças só a utilizam com jogos , muitas vezes violentos e que não propiciam nenhum tipo de aprendizagem. É necessário dosar o tempo das crianças diante de computadores, tabletes, celulares e etc. A criança deve ter variados tipos de brincadeiras: Frequentar praças e parques públicos, bibliotecas, teatros, grupos sociais que propiciem socialização entre as crianças, brincar com seus familiares, etc.
3o). Que horas a criança dorme a noite?
19h - 04
20h - 24
21h - 44
22h - 70
23 h - 29
Meia Noite ou Mais 14
5h a 6 h - 56
7h a 8h - 11
8h a 9h - 23
9h a 10h - 30
10h a 11h - 17
Reflexão: Uma criança deve ter de 08 a 10 horas de sono por noite, a falta de sono deixa a criança indisposta, inquieta, mal humorada, irritada, cansada, sonolenta, agressiva, com falta de apetite, com a imunidade baixa, desatenta. Muitas vezes, o que é classificado como hiperatividade poderia ser resolvido com horas de sono e descanso. As crianças devem ter uma rotina com o horário de sono definido previamente. O adulto deve manter essa rotina, mesmo quando a criança se recusa em cumpri-la, sabendo que isso proporcionará saúde e bem estar para a criança e bom desempenho da vida escolar.
5o). Toma Mamadeira?
56 sim
127 não
Reflexão: Crianças na faixa etária que atendemos já não devem usar mamadeira, a mamadeira inibe a alimentação sólida propiciando problemas na fala, na dentição, no desenvolvimento dos órgãos internos, causando má nutrição pois não fornece as vitaminas e proteínas que as crianças precisam. Além disso, impedindo o desenvolvimento psicológico, já que a criança se sente um bebê. Trocar a madeira por copos, canecas e não usar nenhum tipo de " engrossante".
6o). Escova os dentes sozinho?
150 sim
20 não
Reflexão. A Escovação deve ser supervisionada pelo adulto e garantida sempre depois das refeições e antes de dormir. É uma questão de saúde!
Menos de 30 minutos - 08 crianças
01 hora - 18 crianças
2 horas - 35 crianças
3 horas - 35 crianças
4 horas ou mais - 84 crianças
Não assiste TV - 02 crianças
O que assiste na TV:
Diversos - 04
Desenhos - 133 crianças
TV a cabo - 26 crianças
DVDs - 07 crianças
Novelas - 16 crianças
Educativo - 12 crianças
Reflexão. As crianças assistem muita TV. Esse tempo pode ser usado para uma infinidade de outras coisas. Ressaltamos aqui a conversa com a criança, a escuta, o que ela fez na escola, quais são os nomes de seus amigos, o que comeu, o que gosta mais da escola.
Outro dado preocupante é o que a criança assiste na TV: Novelas, " Big Brother", Programas Humorísticos, " Pânico", enfim programações que são pensadas para adultos, que a criança ainda não tem estrutura mental para absorver o que acaba atrapalhando o desenvolvimento normal das crianças. Desenhos e filmes que possuem situações de violência também chocam as crianças e acabam deixando-as com medo com dificuldades de relacionamento .
8o). O que você acha que é importante a criança aprender na escola?
Socialização - 29
Alfabetização - 95
Boas Maneiras/ Atividades de Vida diária - 32
Cultura - 18
Respeito ao Próximo - 25
Aparecem com uma citação apenas:
Ensino Bíblico
Preparação para o Primeiro ano
Falar Correto
Estímulos
Boa Índole
Formar para o Futuro
Desenvolvimento da Mente
Tudo o que é de bom
Informática
Coordenação Motora
Inglês
Os sentidos
Usar a imaginação
Formação de um cidadão
Desenhar e Pintar
Músicas
Brincar
Repartir
Estou satisfeita com esta escola
Esporte
Mostrar a importância dos estudos
Historinhas
Natureza
Higiene
Reflexão: A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança. A Escola de Educação Infantil deve considerar as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, oferecendo assim, experiências variadas em todas as áreas do conhecimento ( linguagem verbal, raciocínio lógico matemático, natureza e cultura, linguagem corporal e linguagem artística), utilizando a brincadeira como desencadeador desse trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário