Em nossa última Reunião Ordinária de Conselho de Escola, contamos com a presença de representantes de nossos alunos e alunas. O que nos fez lembrar, de uma situação vivenciada por Rubem Alves:
"Convidaram-me a participar de um congresso sobre educação, na Itália. Fui. Esperava que fosse igual aos muitos congressos de que já participei: conferencistas famosos, pedagogos, filósofos, professores, educadores, políticos, todos explicando teorias sobre a educação. Assim é porque aqueles que comparecem a congressos são sempre adultos. Mas uma surpresa me aguardava: o congresso estava cheio de crianças. Se são as crianças que vão ser objetos da educação é absurdo pensar sobre o que se vai fazer com elas sem que elas sejam ouvidas. Lá estavam elas, misturadas com os adulto..." Rubem Alves
A palavra oferecida ás crianças, encantou a todos nós. O olhar da criança, sobre o projeto político pedagógico da escola, nos mostrou o quanto as crianças estão envolvidas com cada uma das ações e que também tem opiniões muito claras sobre esses assuntos.
As crianças apresentaram aos pais e familiares alguns livros do autor Ilan Brenman e contaram que ele viria nos visitar.
Os membros do Conselho de Escola ( Pais e Responsáveis) - descreveram que a partir das experiências que as crianças tem vivenciado na escola, muitas aprendizagens tem sido estabelecidas também no âmbito familiar:
A Sra. Débora Lima, mãe da aluna Letícia Lima, fez o depoimento que no dia seguinte ao Food Revotucion Day ( vide Blog ), a criança abriu a geladeira e tirou todos ingredientes, dizendo que deveriam fazer o pão, que a alimentação deve ser saudável!
A Sra. Vanessa dos Santos, mãe da aluna Ingrid dos Santos, relatou que a criança ensina que as regras e combinados devem ser cumpridos, também em casa.
O Sr. João Nicolau, pai da aluna Audrei Nicolau, contou que quando a filha chegou em casa, pediu para os pais sentarem que ela iria explicar a receita do pão caseiro e solicitou um calendário para agendar as atividades que estavam previstas na escola para os meses de Maio e Junho.
Com certeza, Fernando Pessoa, tinha mesmo razão:
"Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças". (Fernando Pessoa, Obra Poética 189)
Nenhum comentário:
Postar um comentário