segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Os alunos e Alunos do Infantil I A - Professoras Shirley e Ana Flávia na Biblioteca de Ermelino Matarazzo

Na última quarta feira, dia 20 de agosto, dando prosseguimento ao nosso Projeto Literário: Ler é sempre um Grande Prazer as crianças visitaram a Biblioteca Municipal de Ermelino Matarazzo " Rubens Borba". Fomos acompanhados pela Professora Shirley, Sr. Michel ( Agente de Apoio ), Professora Maria José ( Coordenadora Pedagógica ) e por dois soldados e uma viatura da  Guarda Civil Metropolitana de Ermelino Matarazzo

As crianças realizando um passeio pelo bairro

As crianças conhecendo a Biblioteca


 

A Sra. Alice Takata, coordenadora da Biblioteca recebendo as crianças


Os livros selecionados pela Sra. Alice para a leitura das crianças


O Tapete literário organizado para as crianças desfrutarem


As crianças enchendo a Biblioteca com uma alegre música


Momentos  de Leitura Mediada por Dona Alice Takata



Leitura Mediada por Sr. Michel



Os responsáveis pelas crianças também participaram das leituras




 

 


Leitura realizada pela Sra. Maria José, Coordenadora Pedagógica



 






 
Desde pequenas, as crianças se divertem escutando histórias ou observando as ilustrações de um livro. Além de entreter, as histórias infantis também educam as crianças e deve ser um hábito cultivado desde cedo.

Para saber Mais sobre a Leitura para Crianças Pequenas:





Mundos de fantasia
 
Muitos pais evitam contar a seus filhos histórias de monstros, temendo que eles possam ter pesadelos ou fantasias prejudiciais. É importante levar em conta que as histórias ensinam as crianças a estabelecer os limites entre realidade e ficção.

A criança que se acostuma a ler histórias de monstros e outros personagens fantásticos aprenderá que estas figuras são imaginárias, que são representações simbólicas de outros temores. Identificando-se com os protagonistas "bons" na luta contra os personagens "maus", ela supera emoções negativas e libera tensões.



Heróis perigosos?
 
As crianças se identificam naturalmente com os heróis das histórias. Não é preciso temer que elas imitem as ações fantásticas e impraticáveis destes personagens. As crianças costumam compreender que os heróis de ficção não agem na esfera do mundo real, e raramente imitam seus comportamentos além do terreno imaginário de jogos e brincadeiras.

Se você pedir a seu filho que invente sua própria história, é muito provável que ela pareça mais distante da realidade que qualquer história infantil.




A função da "moral da história"
 
Quase todas as histórias tradicionais possuem uma moral, que sintetiza um aspecto da época em que foram escritos, uma visão do que é bom ou ruim.

Os tempos mudaram, mas muitas destas histórias continuam sendo muito valiosas. Elas podem servir de ponto de partida para você conversar com seus filhos sobre atitudes negativas, como a inveja, o egoísmo e a agressividade, e outras positivas, como a generosidade, a capacidade de ouvir e o respeito pelos outros.



O cantinho da leitura
 
Como as histórias nos transportam a um lugar especial, em que a fantasia é a protagonista, uma boa ideia é sugerir a seus filhos que preparem um cantinho da casa destinado à leitura.
O espaço poderá dispor de uma biblioteca para guardar os livros, poltronas ou um tapete sobre o qual poderão ler confortavelmente, e uma mesa com cadeiras para que possam escrever suas próprias histórias, ou ilustrar as que escutam. O cantinho também pode ter uma arara com fantasias, que as crianças poderão vestir para dramatizar as histórias, e um espelho para penteados e maquiagens.

Sugerimos aqui um cartaz, que as crianças podem colorir e colocar na entrada do cantinho de leitura.
 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog