sexta-feira, 10 de abril de 2015

A Construção da ética na Primeira Infância - Iniciando a conversa com as famílias de nossos alunos




 
 
Resultados da Pesquisa realizada com  as famílias de nossos alunos e alunas em Março / 2015


Total de alunos matriculados   238

Total de pesquisas recebidas   182

Porcentagem 76.47%

Reflexão: Salientamos que a EMEI é a primeira etapa de escolarização de E o exercício de acompanhar a criança deve ser iniciado agora e permanecer por toda a escolaridade. A criança precisa do apoio da família em seus estudos.

 

                                        1o).  A criança tem acesso a livros?
                                                             171sim
                                                              18 não

Reflexão: Um número excelente, mas ainda há muitas crianças que não têm acesso a livros. O livro é o maior facilitador da construção da escrita. A escola envia semanalmente livros que devem ser lidos pelas famílias ás crianças, para que as professoras desenvolvam o trabalho com a leitura.
 



2o). Acessa a internet?
128 sim
64 não



Quantas horas  por dia?


30  minutos 04

1 hora 20

2 horas 24

3 horas 04 


 
Reflexão: A Internet  quando bem utilizada é um poderoso instrumento de aprendizagem para as crianças. Mas há de se considerar que muitas crianças só a utilizam com jogos , muitas vezes violentos e que não propiciam nenhum tipo de aprendizagem. É necessário dosar o tempo das crianças diante de computadores, tabletes, celulares e etc. A criança deve ter variados tipos de brincadeiras: Frequentar praças e parques públicos, bibliotecas, teatros, grupos sociais que propiciem socialização entre as crianças, brincar com seus familiares, etc.

 


3o). Que horas a criança dorme a noite?
19h   - 02

20h  -  23
21h -   66

22h -   77
23 h -   20

Meia Noite 03

 

4o).  Que horas a criança levanta?

4 h30  - 01

5h - 13 

 6 h - 57

6h30 - 30 

7h - 09

8h - 15

9h - 42

10h - 21

11h - 04

Reflexão: Uma criança deve ter de 08 a 10 horas de sono por noite,  a falta de sono deixa a criança indisposta, inquieta, mal humorada, irritada, cansada, sonolenta, agressiva, com falta de apetite, com a imunidade baixa, desatenta. Muitas vezes, o que é classificado como hiperatividade poderia ser resolvido com horas de sono e descanso. As crianças devem ter uma rotina com o horário de sono definido previamente.  O adulto deve manter essa rotina, mesmo quando a criança se recusa em cumpri-la, sabendo que isso proporcionará saúde e bem estar para a criança e bom desempenho da vida escolar.
 

                                          

 

5o). Toma Mamadeira?
82 sim
117 não

Reflexão: Crianças  na faixa etária que atendemos já não devem usar mamadeira, a mamadeira inibe a alimentação sólida propiciando problemas na fala, na dentição, no desenvolvimento dos órgãos internos, causando má nutrição pois não fornece as vitaminas e proteínas que as crianças precisam. Além disso, impedindo o desenvolvimento psicológico, já que a criança se sente um bebê. Trocar a mamadeira por copos, canecas e não usar nenhum tipo de  " engrossante".       
    
                                 


6o). Escova os dentes sozinho?
154 sim
35 não

Reflexão. A Escovação deve ser supervisionada pelo adulto e garantida sempre depois das refeições e antes de dormir. É uma questão de saúde! O Programa Saúde Escolar em parceria com o Posto de Saúde de Ermelino Matarazzo deve ser acolhido pelas famílias .
 

                                           

7o). Quantas horas assiste de TV por dia?
2 horas  - 65 crianças
3 horas - 38 crianças
4 horas - 40 crianças
5 horas - 25 crianças

6 horas - 19 crianças
8 horas - 02 crianças

9 horas - 01 criança

 

Desenhos - 134

TV cultura - 03

Chiquititas/ Carrossel  04

Discovery Kids 04

Filmes Infantis 03

Novelas 02

Desenhos Bíblicos 01

Reflexão. As crianças assistem muita TV. Esse tempo pode ser usado para uma infinidade de outras coisas. Ressaltamos aqui a conversa com a criança, a escuta, o que ela fez na escola, quais são os nomes de seus amigos, o que comeu, o que gosta mais da escola.

Outro dado preocupante é o que a criança assiste na  TV: as Novelas, são pensadas para adultos, e a criança ainda não tem estrutura mental para absorver as cenas que assiste,  o que acaba atrapalhando o desenvolvimento normal das crianças. Desenhos e filmes  que possuem situações de violência  também chocam as crianças e acabam deixando-as com medo  e com dificuldades de relacionamento .
 
 
 
                                                        

8o). O que você acha  que é importante a criança aprender na escola?


Socialização - 29

Alfabetização - 120

Cumprir Regras - 25

Gostar de Ler - 05

Brincar - 04

Valores para a Vida - 14

Saber o que é seu  - 09

Reflexão: A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da educação básica  tendo como finalidade o desenvolvimento integral da  criança. A Escola de Educação Infantil deve  considerar as especificidades  afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, oferecendo assim, experiências  variadas  em todas as áreas do conhecimento ( linguagem verbal, raciocínio lógico matemático, natureza e cultura, linguagem corporal e linguagem artística), utilizando a brincadeira como desencadeador desse trabalho. 

 9o).  Após o uso do banheiro, se limpa sozinho?

                                116 sim        79 não 

     

Nesta fase do desenvolvimento, a criança já tem desenvolvido controle de esfincters que é  a capacidade controlar a urina e as fezes até o momento apropriado  ( havendo algumas exceções que devem ser trabalhadas a parte) . A criança deve ser orientada  de como deve ser feita a limpeza das genitálias, tendo a supervisão do adulto responsável.   

10o). Em sua casa, quem decide a hora que a criança deve fazer algo?

 Mãe e Pai -  65

Avós - 06

Mãe - 101

Pai - 04

Tia - 01

Criança - 01

 A responsabilidade pelas decisões  referentes á criança devem ser compartilhadas entre o pai e a mãe. Ambos devem ser unidos , no tocante a terem as mesmas orientações para as crianças.

 11o). A criança atende  o adulto na primeira vez quando diz: " Não" ou " Pare"

                                              84 sim              108 não

12o). Quando  o adulto  conversa com a criança (filho), este olha nos olhos?

                               166 sim              26 não

 O contato visual é imprescindível na construção do vínculo, na formação do respeito e da integridade. Cabe ao adulto solicitar que a criança lhe dirija o olhar quando estiverem conversando, faz parte da formação do humano.

 13o). Chupa chupeta ou dedo? 

                          56 sim                     140 não

 A Associação Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de 3 anos seja a época limite para a eliminação do uso de chupeta. Entretanto, reconhecem que o ideal seria remover gradualmente esse hábito até os 2 anos”, esclarece a odontopediatra Maria de Lourdes. Quanto mais cedo a chupeta for banida, maiores as chances de auto-correção de possíveis desarmonias nas arcadas dentárias devido ao uso do acessório. Vários especialistas concordam que o adeus ao biquinho deve ocorrer nessa idade, que coincide com o fim da fase oral. “Espera-se que a partir de 2 e meio, 3 anos, a criança, que já está envolvida em atividades diversas, comece a se desligar do hábito de chupar chupeta, porque tem outros interesses”, diz a psicóloga Lucia Marmulsztejn. Se o acessório continuar a ser usado após a idade limite recomendada, pode provocar mudança na posição dos dentes e das arcadas dentárias. Além do problema estético, ocorrem dificuldades como alterações de mordida.

O uso da chupeta afeta, ainda, a função respiratória, ocasionando, por vezes, respiração bucal com roncos e fadiga, que causam distúrbios de atenção e dificuldades no aprendizado”. “Pesquisas científicas mostram também que a chupeta facilita a migração de bactérias das secreções nasais para o ouvido médio, levando ao risco de otite média aguda”, conclui o pediatra.  

14o). Diante da birra, choro ou agressão, qual sua atitude?

 Castigo - 85

Orienta - 53

Pensar no que fez -   19

Ignora 06

Dá uma palmada - 06

Tira o que gosta 03

Faz o que a criança quer 08

Olha firme  01

Tom de Voz alto 07

 Nunca ceda às birras de uma criança. Mantenha a calma. Ignore-a. Evite utilizar a força física com a criança.Não ameace com castigos que não vai conseguir cumprir. Converse muito com a criança. Finda a birra, é importante conversar com a criança sobre aquilo que se passou – o que estava certo e o que estava errado, porque é que não pode voltar a acontecer, as consequências de uma futura birra e as consequências do bom comportamento. A autodisciplina é ensinar a criança a controlar, positivamente, as situações em que se encontra. Uma vez conquistada, as birras desaparecem, quase como por magia.
 
 

15o). O que você entende por " regras" ?

Fazer o que os pais falam - 02

Tirar o que gosta- 07

Limites -11

Ter hora para cada coisa – 21

Respeitar as pessoas  - 09

Obedecer – 11

Normas da Casa - 02

Escreva  algumas regras que são seguidas em sua casa:

Dormir na hora certa – 04

Não falar palavrões – 12

Não gritar – 01

Arrumar suas coisas -34

Tirar a roupa da escola e dobrar – 03

Fazer a higiene – 06

Organizar brinquedos – 11

Todos se alimentarem na mesa de refeições – 06

Não respondeu – 19

A questão dos limites na Infância tem se revelado  uma dificuldade tanto para pais quanto para professoras. É na família que se estabelece  a noção de limites, o respeito a autoridade . a escola também desempenha um papel importante no estabelecimento dos limites. A importância do não e do estabelecimento  das regras é fator organizador para a criança  e não um ato de desamor. Muitos pais se sentem culpados pela omissão , evitam dizer não aos filhos  e esperam que a escola assuma a função que deveria ser deles a de passar para a criança os valores  e os comportamentos básicos. Há que se repetir com calma, centenas e milhares de vezes a mesma coisa para funcionar.

16º). Há uma rotina fixa em casa?  

                            110 sim         22 não

Cite:

Dormir, Acordar, Refeições – 39

Organizar brinquedos e roupas -  10

Rezar antes de dormir – 08

Comer juntos na mesa – 22

Frequentar a Biblioteca aos sábados – 01

Horário de Banho e TV – 19

Igreja aos domingos – 09

Brincar – 25

Tirar o uniforme após a escola – 11

Passer 04

Escovar os dentes  - 09

Dar bom dia – 01

Ler os livros da escola – 01
A rotina diária para as crianças é algo fundamental, é através dessa rotina que a estrutura psíquica e física da criança se organiza. Sendo o tempo para a criança algo complexo, é através das suas rotinas que a criança antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte. As rotinas transmitem segurança à criança, deste modo à criança já sabe que no fim da escola a mãe a irá buscar, ou antes, de jantar deve tomar banho, as principais rotinas que se devem manter com as crianças são: horas de refeição; hora de deitar; hora de estudar; hora de brincar e tempos em família.
Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra; forma crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado. É aquele aluno que não faz tarefas de casa porque não tem horário estabelecido, não estuda previamente para avaliações, não sabe o que vai acontecer naquele dia, chega atrasado à escola. E aquele filho que não se alimenta direito, dorme a hora que quer, deixa de tomar o seu banho, de escovar os seus dentes e de organizar as suas coisas. Esquece o que o pai lhe pediu e deixa de atender à solicitação da mãe. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.

 

 
































 





                                       

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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