Resultados
da Pesquisa realizada com as famílias de nossos alunos e alunas em Março
/ 2015
Total de alunos matriculados 238
Total
de pesquisas recebidas 182
Porcentagem
76.47%
Reflexão: Salientamos que a EMEI é a primeira
etapa de escolarização de E o exercício de acompanhar a criança deve ser
iniciado agora e permanecer por toda a escolaridade. A criança precisa do apoio
da família em seus estudos.
1o). A criança tem acesso a livros?
171sim
18 não
Reflexão: Um número excelente, mas ainda
há muitas crianças que não têm acesso a livros. O livro é o maior facilitador
da construção da escrita. A escola envia semanalmente livros que devem ser
lidos pelas famílias ás crianças, para que as professoras desenvolvam o
trabalho com a leitura.
2o). Acessa a internet?
128 sim
64 não
128 sim
64 não
Quantas horas por dia?
30 minutos 04
1 hora 20
2 horas 24
3 horas 04
Reflexão: A Internet quando bem
utilizada é um poderoso instrumento de aprendizagem para as crianças. Mas há de
se considerar que muitas crianças só a utilizam com jogos , muitas vezes
violentos e que não propiciam nenhum tipo de aprendizagem. É necessário dosar o
tempo das crianças diante de computadores, tabletes, celulares e etc. A criança
deve ter variados tipos de brincadeiras: Frequentar praças e parques públicos,
bibliotecas, teatros, grupos sociais que propiciem socialização entre as
crianças, brincar com seus familiares, etc.
3o). Que horas a criança dorme a noite?
19h - 02
20h - 23
21h - 66
21h - 66
22h - 77
23 h - 20
23 h - 20
Meia Noite 03
4o). Que horas a criança levanta?
4 h30 - 01
5h - 13
6 h - 57
6h30 - 30
7h - 09
8h - 15
9h - 42
10h - 21
11h - 04
Reflexão: Uma criança deve ter de 08 a 10
horas de sono por noite, a falta de sono deixa a criança indisposta,
inquieta, mal humorada, irritada, cansada, sonolenta, agressiva, com falta de
apetite, com a imunidade baixa, desatenta. Muitas vezes, o que é classificado
como hiperatividade poderia ser resolvido com horas de sono e descanso. As
crianças devem ter uma rotina com o horário de sono definido previamente.
O adulto deve manter essa rotina, mesmo quando a criança se recusa em
cumpri-la, sabendo que isso proporcionará saúde e bem estar para a criança e
bom desempenho da vida escolar.
5o). Toma Mamadeira?
82 sim
117 não
82 sim
117 não
Reflexão: Crianças na faixa etária que
atendemos já não devem usar mamadeira, a mamadeira inibe a alimentação sólida
propiciando problemas na fala, na dentição, no desenvolvimento dos órgãos
internos, causando má nutrição pois não fornece as vitaminas e proteínas que as
crianças precisam. Além disso, impedindo o desenvolvimento psicológico, já que
a criança se sente um bebê. Trocar a mamadeira por copos, canecas e não usar
nenhum tipo de " engrossante".
6o). Escova os dentes sozinho?
154 sim
35 não
Reflexão. A Escovação deve ser supervisionada
pelo adulto e garantida sempre depois das refeições e antes de dormir. É uma
questão de saúde! O Programa Saúde Escolar em parceria com o Posto de Saúde de
Ermelino Matarazzo deve ser acolhido pelas famílias .
7o). Quantas horas assiste de TV por dia?
2 horas - 65 crianças
3 horas - 38 crianças
4 horas - 40 crianças
5 horas - 25 crianças
2 horas - 65 crianças
3 horas - 38 crianças
4 horas - 40 crianças
5 horas - 25 crianças
6 horas - 19 crianças
8 horas - 02 crianças
8 horas - 02 crianças
9 horas - 01 criança
Desenhos - 134
TV cultura - 03
Chiquititas/ Carrossel 04
Discovery Kids 04
Filmes Infantis 03
Novelas 02
Desenhos Bíblicos 01
Reflexão.
As crianças assistem muita TV. Esse tempo pode ser usado para uma infinidade de
outras coisas. Ressaltamos aqui a conversa com a criança, a escuta,
o que ela fez na escola, quais são os nomes de seus amigos, o que comeu, o que
gosta mais da escola.
Outro dado preocupante é o que a criança
assiste na TV: as Novelas, são pensadas para adultos, e a
criança ainda não tem estrutura mental para absorver as cenas que assiste,
o que acaba atrapalhando o desenvolvimento normal das crianças.
Desenhos e filmes que possuem situações de violência também
chocam as crianças e acabam deixando-as com medo e com dificuldades de
relacionamento .
8o). O que você acha que é importante a criança aprender na escola?
Socialização - 29
Alfabetização
- 120
Cumprir
Regras - 25
Gostar
de Ler - 05
Brincar
- 04
Valores
para a Vida - 14
Saber
o que é seu - 09
Reflexão: A Educação Infantil é considerada a
primeira etapa da educação básica tendo como finalidade o desenvolvimento
integral da criança. A Escola de Educação Infantil deve considerar
as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças,
oferecendo assim, experiências variadas em todas as áreas do
conhecimento ( linguagem verbal, raciocínio lógico matemático, natureza e
cultura, linguagem corporal e linguagem artística), utilizando a
brincadeira como desencadeador desse trabalho.
9o). Após o uso do
banheiro, se limpa sozinho?
116 sim 79 não
Nesta fase do desenvolvimento, a criança
já tem desenvolvido controle de esfincters que é a
capacidade controlar a urina e as fezes até o momento apropriado ( havendo
algumas exceções que devem ser trabalhadas a parte) . A criança
deve ser orientada de como deve ser feita a limpeza das genitálias, tendo
a supervisão do adulto responsável.
10o). Em sua casa, quem decide a hora que a
criança deve fazer algo?
Mãe e Pai - 65
Avós - 06
Mãe - 101
Pai - 04
Tia - 01
Criança - 01
A responsabilidade pelas
decisões referentes á criança devem ser compartilhadas entre o pai e a
mãe. Ambos devem ser unidos , no tocante a terem as mesmas orientações para as
crianças.
11o). A criança atende o
adulto na primeira vez quando diz: " Não" ou " Pare"
84
sim
108 não
12o). Quando o adulto conversa
com a criança (filho), este olha nos olhos?
166
sim
26 não
O contato visual é imprescindível
na construção do vínculo, na formação do respeito e da integridade. Cabe ao
adulto solicitar que a criança lhe dirija o olhar quando estiverem conversando,
faz parte da formação do humano.
13o). Chupa chupeta ou dedo?
56
sim
140 não
“A Associação
Brasileira de Odontopediatria e o Ministério da Saúde recomendam que a idade de
3 anos seja a época limite para a eliminação do uso de chupeta. Entretanto,
reconhecem que o ideal seria remover gradualmente esse hábito até os 2 anos”,
esclarece a odontopediatra Maria de Lourdes. Quanto mais cedo a chupeta for
banida, maiores as chances de auto-correção de possíveis desarmonias nas arcadas
dentárias devido ao uso do acessório. Vários especialistas concordam que o
adeus ao biquinho deve ocorrer nessa idade, que coincide com o fim da fase
oral. “Espera-se que a partir de 2 e meio, 3 anos, a criança, que já está
envolvida em atividades diversas, comece a se desligar do hábito de chupar
chupeta, porque tem outros interesses”, diz a psicóloga Lucia Marmulsztejn.
Se o acessório continuar a ser usado após a idade limite recomendada, pode
provocar mudança na posição dos dentes e das arcadas dentárias. Além do
problema estético, ocorrem dificuldades como alterações de mordida.
O uso da chupeta afeta,
ainda, a função respiratória, ocasionando, por vezes, respiração bucal com
roncos e fadiga, que causam distúrbios de atenção e dificuldades no aprendizado”.
“Pesquisas científicas mostram também que a chupeta facilita a migração de
bactérias das secreções nasais para o ouvido médio, levando ao risco de otite
média aguda”, conclui o pediatra.
14o). Diante da birra, choro
ou agressão, qual sua atitude?
Castigo - 85
Orienta - 53
Pensar no que fez - 19
Ignora 06
Dá uma palmada - 06
Tira o que gosta 03
Faz o que a criança quer 08
Olha firme 01
Tom de Voz alto 07
Nunca ceda às birras de uma criança. Mantenha a calma. Ignore-a.
Evite utilizar a força física com a criança.Não ameace com castigos que não vai
conseguir cumprir. Converse muito com a criança. Finda a birra, é
importante conversar com a criança sobre aquilo que se passou – o que estava
certo e o que estava errado, porque é que não pode voltar a acontecer, as
consequências de uma futura birra e as consequências do bom comportamento. A
autodisciplina é ensinar a criança a controlar, positivamente, as situações em
que se encontra. Uma vez conquistada, as birras desaparecem, quase como por
magia.
15o). O que
você entende por " regras" ?
Fazer o que os pais falam - 02
Tirar o que gosta- 07
Limites -11
Ter hora para cada coisa – 21
Respeitar as pessoas -
09
Obedecer – 11
Normas da Casa - 02
Escreva algumas
regras que são seguidas em sua casa:
Dormir na hora certa – 04
Não falar palavrões – 12
Não gritar – 01
Arrumar suas coisas -34
Tirar a roupa da escola e dobrar – 03
Fazer a higiene – 06
Organizar brinquedos – 11
Todos se alimentarem na mesa de refeições – 06
Não respondeu – 19
A questão dos limites na Infância tem se revelado uma dificuldade tanto para pais quanto para
professoras. É na família que se estabelece
a noção de limites, o respeito a autoridade . a escola também desempenha
um papel importante no estabelecimento dos limites. A importância do não e do
estabelecimento das regras é fator organizador
para a criança e não um ato de desamor. Muitos
pais se sentem culpados pela omissão , evitam dizer não aos filhos e esperam que a escola assuma a função que
deveria ser deles a de passar para a criança os valores e os comportamentos básicos. Há que se
repetir com calma, centenas e milhares de vezes a mesma coisa para funcionar.
16º). Há uma rotina fixa em casa?
110
sim 22 não
Cite:
Dormir, Acordar, Refeições – 39
Organizar brinquedos e roupas - 10
Rezar antes de dormir – 08
Comer juntos na mesa – 22
Frequentar a Biblioteca aos sábados – 01
Horário de Banho e TV – 19
Igreja aos domingos – 09
Brincar – 25
Tirar o uniforme após a escola – 11
Passer 04
Escovar os dentes - 09
Dar bom dia – 01
Ler os livros da escola – 01
Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra; forma crianças inseguras e desorientadas. Os resultados serão visíveis na escola e afetarão também o seu aprendizado. É aquele aluno que não faz tarefas de casa porque não tem horário estabelecido, não estuda previamente para avaliações, não sabe o que vai acontecer naquele dia, chega atrasado à escola. E aquele filho que não se alimenta direito, dorme a hora que quer, deixa de tomar o seu banho, de escovar os seus dentes e de organizar as suas coisas. Esquece o que o pai lhe pediu e deixa de atender à solicitação da mãe. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo.
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