terça-feira, 5 de maio de 2015

Programa Inovações Pedagógicas e de Gestão na Rede Municipal - Currículo e Interação com a sociedade




 

A EMEI Sargento Max Wolf Filho, está prestes a completar 60 anos e ao longo desses anos pôde construir algumas práticas que perpassam os anos e se solidificam como expressão de um currículo para a infância:

O Brincar, que além de ser linguagem da infância se constitui como eixo no trabalho com a infância, a leitura que traz o encantamento e também a aproximação com o mundo letrado; a preservação da natureza, pois estamos dentro de uma grande praça cercada de várias espécies de insetos e plantas e  a construção da ética na primeira infância.
 
 
 

Isso posto, elucidaremos  nesse Projeto, ora descrito sob o   eixo “Currículo  e Interação com a sociedade”, a construção da ética na primeira infância, entendendo que a criança possui valores desde que nasce, pois, uma vez no mundo, inevitavelmente investe sua afetividade nos objetos que pode conceber, sendo que o universo dos valores possíveis expande-se à medida que novos objetos são concebidos pela inteligência em contínua interação com a sociedade em que está inserida. Diante disso, nos propomos a desenvolver com as crianças situações didáticas  que possam favorecer o despertar da ética na primeira infância.
 
 
Diante disso as professoras Bernardete, Edite, Adriana e Shirley elencaram uma sequencia de atividades com o objetivo de :
      * Gerar ações, reflexões, e discussões sobre o  significado e  a  importância de valores  como:  generosidade, compaixão e  respeito;
      * Possibilitar ações que levem ao convívio democrático entre as crianças.
    *  Estimular a socialização e a convivência em grupo, respeitando a si e aos outros;
   * Construir conhecimentos respeitosos e solidários em relação às diferenças;
      * Propor vivências e reflexões que possibilitem a aquisição de valores morais e éticos, princípios estes com o fim de guiar e orientar as relações entre crianças- crianças, crianças – adulto e crianças- sociedade;
      *    Propiciar  vivências e reflexões  que contribuam para  a formação de princípios éticos; 
        *  Propor ações  e situações  que  auxiliem as crianças  a pensar por si mesmos, de maneira reflexiva, crítica e criativa sobre os problemas da convivência humana.

 
Confecção da Flor da Ética

1 – O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado.

2- O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deverá explicar que nem sempre tudo todos fazem o que é certo.

3- O professor perguntará o que faz que agimos de forma errada, sem respeito mútuo, sem solidariedade, sem justiça, sem diálogo. Deverá solicitar a ajuda dos alunos para que citem outros exemplos, e cada palavra anunciada, pedirá que amassem o papel, até ficar uma bolinha.

4- Com a bolinha na mão, o professor perguntará ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”.

5. Se alguém disser para que se jogue fora a bolinha, o professor intervirá dizendo que não podemos jogar fora nossos valores éticos, mas sim reconstruí-los.

6. O professor deverá motivar os alunos a dizerem palavras como diálogo, respeito mútuo, justiça, solidariedade, responsabilidade, zelo, lealdade, liberdade, coleguismo e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel

7 - Com o papel todo aberto, o professor deverá dizer que o papel está cheio de rugas. Essas rugas são os valores antigos. E deverá pedir que os alunos balancem o papel para ver se os valores antigos vibram. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha.

8 - O professor pedirá aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.

9 – O professor orienta os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
10 – Após a troca pedirá para colocarem os pedacinhos de maneira que fique um na horizontal e outro na vertical.        
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 

 
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 










 
Corredor da Amizade:

1. Primeiro na sala de aula o professor irá explicar que todos tem qualidades e que só na convivência, no dia-a-dia que percebemos as qualidades do outro. O educador questionará quais são as qualidades que uma pessoa pode ter.

2. Após a explicação a classe formará um corredor, com o distância mento de 1 m. entre os alunos, sendo um de frente para o outro;

3. O professor colocará uma música suave e passará por esse corredor um aluno de cada vez, formando o corredor novamente no final;
 
4. Quando o aluno passar de olhos fechados pelo corredor bem devagar, o colega falará de suas qualidades para ele.
 
 
 
 













 
 

 
 
 
 
 
 

 






























 
 

 

 

     

       
       

          

          
         
       
       

       
       
       
       

       
       
       
       


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