A
EMEI Sargento Max Wolf Filho, está prestes a completar 60 anos e ao longo
desses anos pôde construir algumas práticas que perpassam os anos e se
solidificam como expressão de um currículo para a infância:
O
Brincar, que além de ser linguagem
da infância se constitui como eixo no trabalho com a infância, a leitura que traz o encantamento e
também a aproximação com o mundo letrado; a preservação da natureza, pois estamos dentro de uma grande praça
cercada de várias espécies de insetos e plantas e a construção da ética na primeira infância.
Isso
posto, elucidaremos nesse Projeto, ora
descrito sob o eixo “Currículo e Interação com a sociedade”, a construção da
ética na primeira infância, entendendo que a criança possui valores desde que
nasce, pois, uma vez no mundo, inevitavelmente investe sua afetividade nos
objetos que pode conceber, sendo que o universo dos valores possíveis
expande-se à medida que novos objetos são concebidos pela inteligência em
contínua interação com a sociedade em que está inserida. Diante disso, nos
propomos a desenvolver com as crianças situações didáticas que possam favorecer o despertar da ética na
primeira infância.
Diante disso as professoras Bernardete, Edite, Adriana e Shirley elencaram uma sequencia de atividades com o objetivo de
:
* Gerar ações, reflexões, e discussões
sobre o significado e a importância de valores como: generosidade, compaixão e respeito;
* Possibilitar ações que levem ao convívio
democrático entre as crianças.
* Estimular a socialização e a convivência em grupo, respeitando a si e aos outros;
* Construir conhecimentos respeitosos e solidários em relação às diferenças;
* Propor vivências e reflexões que possibilitem a aquisição de valores morais e éticos, princípios estes com o fim de guiar e orientar as relações entre crianças- crianças, crianças – adulto e crianças- sociedade;
* Propiciar vivências e reflexões que contribuam para a formação de princípios éticos;
* Propor ações e situações que auxiliem as crianças a pensar por si mesmos, de maneira reflexiva, crítica e criativa sobre os problemas da convivência humana.
Confecção da Flor da Ética
1 – O professor motivará os alunos, dizendo que a folha que eles têm na mão é a vida de cada um deles. Pedirá para que notem que um lado da folha é liso e o outro, um pouco mais áspero, eles podem indicar o certo e o errado.
2- O professor deverá pedir aos alunos que segurem as folhas numa das pontas, fazendo-as balançar para ouvir o barulho (a vibração). Deverá explicar que nem sempre tudo todos fazem o que é certo.
3- O professor perguntará o que faz que agimos de forma errada, sem respeito mútuo, sem solidariedade, sem justiça, sem diálogo. Deverá solicitar a ajuda dos alunos para que citem outros exemplos, e cada palavra anunciada, pedirá que amassem o papel, até ficar uma bolinha.
4- Com a bolinha na mão, o professor perguntará ao grupo: “O que devemos fazer com esta bolinha agora?”.
5. Se alguém disser para que se jogue fora a bolinha, o professor intervirá dizendo que não podemos jogar fora nossos valores éticos, mas sim reconstruí-los.
6. O professor deverá motivar os alunos a dizerem palavras como diálogo, respeito mútuo, justiça, solidariedade, responsabilidade, zelo, lealdade, liberdade, coleguismo e a cada palavra vai-se abrindo novamente o papel
7 - Com o papel todo aberto, o professor deverá dizer que o papel está cheio de rugas. Essas rugas são os valores antigos. E deverá pedir que os alunos balancem o papel para ver se os valores antigos vibram. Nesse momento, pede ao grupo para balançar a folha.
8 - O professor pedirá aos alunos para dobrarem as folhas ao meio e recortá-las em duas partes. Juntando essas duas partes, pede para recortá-las novamente, ficando agora com quatro partes.
9 – O professor orienta os alunos a trocar os pedacinhos com os colegas, de maneira que cada um fique com quatro pedacinhos de cores diferentes.
Corredor da Amizade:
1. Primeiro na sala de aula o professor irá explicar que todos tem qualidades e que só na convivência, no dia-a-dia que percebemos as qualidades do outro. O educador questionará quais são as qualidades que uma pessoa pode ter.
2. Após a explicação a classe formará um corredor, com o distância mento de 1 m. entre os alunos, sendo um de frente para o outro;
3. O professor colocará uma música suave e passará por esse corredor um aluno de cada vez, formando o corredor novamente no final;
4. Quando o aluno passar de olhos fechados pelo corredor bem devagar, o colega falará de suas qualidades para ele.
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