Para celebrar a chegada da Primavera em setembro, a Professora Rosângela Pereira do Infantil II C , planejou e montou com as crianças um Terrário.
Os terrários são mini jardins feitos dentro de vidros ou vasos de cerâmica, que permite observarmos o Ciclo da Vida.
Essa idéia foi desenvolvida por acaso pelo botânico amador Daniel
Ward, quando observava uma crisálida de borboleta dentro de uma garrafa.
A terra da garrafa tinha uma raiz de samambaia misturada e ela brotou e
cresceu. Ele testou outras plantas e concluiu que, com um pouco de luz e
umidade, os vegetais poderiam viver por anos num ambiente lacrado.
Parece uma coisa simples, mas, graças ao terrário, mudas das mais variadas
plantas puderam atravessar os oceanos sem sofrer danos.
| Todas as crianças do 2o. Turno, participando da Montagem do Terrário |
| A Professora Rosângela,explicando a razão de cada componente do Terrário |
| A professora Ana Paula, elucidando a explicação da Professora Rosângela |
Para saber Mais:
Como Fazer um Terrário:
Material
- Um aquário ou garrafão transparente, bem lavado
- Um canudo de papelão, na forma de funil
- Pedrinhas, areia e terra vegetal
- Fita adesiva
- Sementes e mudinhas
- Borrifador de água
Montagem
Lavar bem o garrafão e, pelo funil, colocar lá dentro uma camada de pedrinhas,
uma de areia e outra de terra (cada camada com 2,5cm). Com um arame retorcido
na ponta em forma de laço, plante a mudinha na terra ou semeie. Pulverize
a água e lacre a boca do garrafão com a fita adesiva. Neste caso, a vida do terrário
terá um tempo determinado e a análise desse item deverá fazer parte da
observação. Para que o terrário tenha vida mais longa, é preciso manter uma
entrada de ar, mesmo que bem reduzida. Manter o terrário à sombra.
Avaliando
Todas as etapas desta atividade devem ser bem planejadas, do ponto de
vista dos custos e viabilidades. O local onde os terrários serão colocados
deve ser bem avaliado, para que não seja alvo de atos de vandalismo. Como
em todos os projetos, este também deve ter seu diário/memorial. O ideal é
que cada grupo tenha o seu, pois isto facilitará a avaliação, não só do relatório
final, mas também de todo o processo. O envolvimento do aluno, sua
participação e mesmo a do(a) professor(a) podem ser discutidos em vários
momentos, servindo para a reformulação do que não for satisfatório.
http://www.tomdamata.org.br/salaprofessor/flora.asp
O trabalho prévio das crianças, foi coletar folhas e insetos para o Terrário e depois diariamente regá-lo e verificar como estava o desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário