terça-feira, 4 de outubro de 2016

Para que serve um Terrário?


Para celebrar a chegada da Primavera em setembro, a Professora Rosângela Pereira do Infantil II C , planejou e montou com as crianças um Terrário.


Os terrários são mini jardins feitos dentro de vidros ou vasos de cerâmica, que permite observarmos o Ciclo da Vida. 
 Essa idéia foi desenvolvida por acaso pelo botânico amador Daniel Ward, quando observava uma crisálida de borboleta dentro de uma garrafa. A terra da garrafa tinha uma raiz de samambaia misturada e ela brotou e cresceu. Ele testou outras plantas e concluiu que, com um pouco de luz e umidade, os vegetais poderiam viver por anos num ambiente lacrado. Parece uma coisa simples, mas, graças ao terrário, mudas das mais variadas plantas puderam atravessar os oceanos sem sofrer danos.


Todas as crianças do 2o. Turno, participando da Montagem do Terrário

A Professora Rosângela,explicando a razão de cada componente do Terrário













A professora Ana Paula, elucidando a explicação da Professora Rosângela


Para saber Mais:

                 Como Fazer um Terrário:

Resultado de imagem para terrário


Material - Um aquário ou garrafão transparente, bem lavado - Um canudo de papelão, na forma de funil - Pedrinhas, areia e terra vegetal - Fita adesiva - Sementes e mudinhas - Borrifador de água Montagem Lavar bem o garrafão e, pelo funil, colocar lá dentro uma camada de pedrinhas, uma de areia e outra de terra (cada camada com 2,5cm). Com um arame retorcido na ponta em forma de laço, plante a mudinha na terra ou semeie. Pulverize a água e lacre a boca do garrafão com a fita adesiva. Neste caso, a vida do terrário terá um tempo determinado e a análise desse item deverá fazer parte da observação. Para que o terrário tenha vida mais longa, é preciso manter uma entrada de ar, mesmo que bem reduzida. Manter o terrário à sombra. 
Avaliando Todas as etapas desta atividade devem ser bem planejadas, do ponto de vista dos custos e viabilidades. O local onde os terrários serão colocados deve ser bem avaliado, para que não seja alvo de atos de vandalismo. Como em todos os projetos, este também deve ter seu diário/memorial. O ideal é que cada grupo tenha o seu, pois isto facilitará a avaliação, não só do relatório final, mas também de todo o processo. O envolvimento do aluno, sua participação e mesmo a do(a) professor(a) podem ser discutidos em vários momentos, servindo para a reformulação do que não for satisfatório. http://www.tomdamata.org.br/salaprofessor/flora.asp


O trabalho prévio das crianças, foi coletar folhas e insetos para o Terrário e depois diariamente regá-lo e verificar como estava o desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog