No processo de aprendizagem da língua escrita, o trabalho com objetos
significativos para o aluno, com certeza, contribuirá muito para o
desenvolvimento da alfabetização. Quando o aluno percebe que portadores de
textos estão ligados a assuntos do seu cotidiano, seu interesse é estimulado,
pois entende que a língua escrita tem significado na sua realidade imediata.
Vygotsky (1998), mostra o desenho como uma representação da língua escrita em
primeiro estágio. Os rabiscos e os primeiros desenhos das crianças, são entendidos como
gestos ou tentativas de simbolizar a linguagem falada. Os desenhos podem ser interpretados
como um estágio preliminar no desenvolvimento da linguagem escrita. Segundo Vygotsky (1998), quando as crianças desenham objetos complexos, elas o
fazem a partir das suas qualidades gerais e não pelas partes componentes. A maneira global
como as crianças realizam seus rabiscos e desenhos podem estar nos indicando a maneira
como entendem a representação da língua escrita.
Aprender a usar as canetinhas , também é uma aprendizagem que deve ser considerada entre as crianças : Colocar a tampinha, Não bater a canetinha, Ter gestos mais precisos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário