terça-feira, 2 de maio de 2017

Ilustrações e Escrita com Palavras significativas

No processo de aprendizagem da língua escrita, o trabalho com objetos significativos para o aluno, com certeza, contribuirá muito para o desenvolvimento da alfabetização. Quando o aluno percebe que portadores de textos estão ligados a assuntos do seu cotidiano, seu interesse é estimulado, pois entende que a língua escrita tem significado na sua realidade imediata. 




 Vygotsky (1998), mostra o desenho como uma representação da língua escrita em primeiro estágio. Os rabiscos e os primeiros desenhos das crianças, são entendidos como gestos ou tentativas de simbolizar a linguagem falada. Os desenhos podem ser interpretados como um estágio preliminar no desenvolvimento da linguagem escrita.  Segundo Vygotsky (1998), quando as crianças desenham objetos complexos, elas o fazem a partir das suas qualidades gerais e não pelas partes componentes. A maneira global como as crianças realizam seus rabiscos e desenhos podem estar nos indicando a maneira como entendem a representação da língua escrita.



Aprender a usar as canetinhas , também é uma aprendizagem que deve ser considerada entre as crianças : Colocar a tampinha, Não bater a  canetinha, Ter gestos mais precisos....






















Nenhum comentário:

Pesquisar este blog