terça-feira, 12 de setembro de 2017

Visitando o Planetário do Parque do Carmo

No último dia 31 de Agosto, os alunos  e alunas do Período da Tarde, visitaram o Planetário   Municipal do Parque do Carmo . 

Projeto:“ Observando a Natureza em uma nova perspectiva -O que há acima de nós?”

1.      DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1.           Título do Projeto:  “ Observando a Natureza em uma nova perspectiva -O que há acima de nós?”
1.2.           Nome da Escola:           “ EMEI SARGENTO MAX WOLF FILHO”
1.3.           Coordenador do projeto: Maria José Salatino ( Coordenadora pedagógica)
1.4.           Fone (11) 2943 2869 – Email : emeimaxwolf@prefeitura.sp.gov.br

2.      JUSTIFICATIVA:
As crianças, desde muito pequenas, se interessam por temas relacionados aos fenômenos naturais e sociais que as cercam como, por exemplo, animais, flores, índios, bichos de jardim, chuva, sol, vestimentas, tempestades, etc.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), encontramos em diversas instituições propostas de trabalho relacionadas aos conhecimentos sobre natureza e sociedade de uma forma equivocada. Esse tema ainda é abordado por meio de desenhos mimeografados, comemorações de festas do calendário nacional (Dia do Soldado, Dia do Índio, Páscoa, etc.), transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano, ou noções relacionadas a higiene e saúde.
Todas essas práticas descontextualizadas e preestabelecidas pelo professor, desconsideram o conhecimento, as idéias e os interesses que as crianças possuem, tornando esses conteúdos sem significado e sentido para elas.
O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais, segundo o Referencial Curricular Nacional:
Deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à pluralidade de fenômenos e acontecimentos – físicos, biológicos, geográficos, históricos e culturais -, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam. (BRASIL, 1998, p.166).
O mesmo documento ressalta a importância das crianças terem contato com os diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo. Além disso, é fundamental que elas sejam instigadas a investigarem esses fenômenos para que possam compreendê-los e tenham acesso aos conhecimentos sobre o mundo social e natural.
As crianças se encantam diante do Sol e das estrelas, desenham –nos  em  quase todas as suas produções, percebemos que este seria então um tema intrigante, curioso e que despertaria muito interesse.

3.      OBJETIVO GERAL:
Elevar os olhos para os céus e observar a Natureza, a partir de uma perspectiva inovadora . O que há em cima de nós?

4.      PÚBLICO BENEFICIADO:
Todos os alunos e alunas de nossa unidade educacional, aproximadamente 240 crianças.

5.      QUANTIDADE DE ÔNIBUS SOLICITADO:
Necessitamos de 04 ônibus a serem divididos em 02 etapas, um agendamento em 31 de agosto de 2017  e outros 02 ônibus para 31 de outubro.E assim, estaremos contemplando a escola toda.

6.      DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento desse trabalho, serão realizadas as seguintes atividades:
 · Roda de conversa para avaliação de conhecimentos iniciais das crianças sobre o céu;
 · Explicação das características do planeta Terra e do Sol (estrela).;
 · Experiência com o globo terrestre e lanterna (Dia e Noite);
 · As fases lunares.
· Visita ao Planetário do Parque do Carmo.

7.      IMPACTO:
Acreditamos que o desenvolvimento desse trabalho é de extrema relevância para os alunos da Educação Infantil visto que ao abordar tais assuntos, desde a mais tenra infância, estimulará o gosto das crianças pela ciência, além de torná-los adultos curiosos e conscientes dos problemas de nosso planeta. Possibilitará que ampliem seu olhar de modo a perceber que o Universo é imensurável e que merece nossa atenção.

8.      AVALIAÇÃO:
Através da Roda de conversa com os alunos (as), onde serão levantadas as experiências que obtiveram na visita, sendo checadas com os conhecimentos prévios anteriores ao trabalho. Serão realizadas produções a serem expostas pela escola para as famílias, sobre o trabalho realizado.

9.      DATA E HORÁRIOS DE SAÍDE E CHEGADA DA VISITA:

DATA
HORÁRIO DE SÁIDA DA EMEI
TERMINO DA VISITA
LOCAL
QUANTIDADE DE ÔNIBUS
31/08/17

31/10/17
13H30

7h30
16H30

10h
PLANETÁRIO DO PARQUE DO CARMO
02 ÔNIBUS

10.   DATA E ASSINATURA DO DIRETOR DA ESCOLA: 
11.   ANUÊNCIA DO SUPERVISOR ESCOLAR


Nossas Fotos da primeira visita:






















Nenhum comentário:

Pesquisar este blog