No último dia 31 de Agosto, os alunos e alunas do Período da Tarde, visitaram o Planetário Municipal do Parque do Carmo .
Projeto:“ Observando a Natureza em uma nova perspectiva -O que há acima de nós?”
1.
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1.
Título do
Projeto: “ Observando a Natureza em uma nova perspectiva -O que há acima de
nós?”
1.2.
Nome da
Escola: “ EMEI SARGENTO MAX
WOLF FILHO”
1.3.
Coordenador
do projeto: Maria José Salatino ( Coordenadora pedagógica)
1.4.
Fone (11)
2943 2869 – Email : emeimaxwolf@prefeitura.sp.gov.br
2.
JUSTIFICATIVA:
As crianças, desde muito pequenas,
se interessam por temas relacionados aos fenômenos naturais e sociais que as
cercam como, por exemplo, animais, flores, índios, bichos de jardim, chuva, sol,
vestimentas, tempestades, etc.
Segundo o Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), encontramos em diversas
instituições propostas de trabalho relacionadas aos conhecimentos sobre
natureza e sociedade de uma forma equivocada. Esse tema ainda é abordado por
meio de desenhos mimeografados, comemorações de festas do calendário nacional
(Dia do Soldado, Dia do Índio, Páscoa, etc.), transmissão de certas noções
relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano, ou noções relacionadas a
higiene e saúde.
Todas essas práticas
descontextualizadas e preestabelecidas pelo professor, desconsideram o
conhecimento, as idéias e os interesses que as crianças possuem, tornando esses
conteúdos sem significado e sentido para elas.
O trabalho com os conhecimentos
derivados das Ciências Humanas e Naturais, segundo o Referencial Curricular
Nacional:
Deve ser voltado para a ampliação
das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos
diversificados sobre o meio social e natural. Nesse sentido, refere-se à
pluralidade de fenômenos e acontecimentos – físicos, biológicos, geográficos,
históricos e culturais -, ao conhecimento da diversidade de formas de explicar
e representar o mundo, ao contato com as explicações científicas e à possibilidade
de conhecer e construir novas formas de pensar sobre os eventos que as cercam.
(BRASIL, 1998, p.166).
O mesmo documento ressalta a
importância das crianças terem contato com os diferentes elementos, fenômenos e
acontecimentos do mundo. Além disso, é fundamental que elas sejam instigadas a
investigarem esses fenômenos para que possam compreendê-los e tenham acesso aos
conhecimentos sobre o mundo social e natural.
As crianças se encantam diante do
Sol e das estrelas, desenham –nos
em quase todas as suas produções,
percebemos que este seria então um tema intrigante, curioso e que despertaria
muito interesse.
3.
OBJETIVO GERAL:
Elevar os olhos para os céus e
observar a Natureza, a partir de uma perspectiva inovadora . O que há em cima
de nós?
4. PÚBLICO BENEFICIADO:
Todos os alunos e alunas de nossa
unidade educacional, aproximadamente 240 crianças.
5.
QUANTIDADE DE ÔNIBUS SOLICITADO:
Necessitamos de 04 ônibus a serem
divididos em 02 etapas, um agendamento em 31 de agosto de 2017 e outros 02 ônibus para 31 de outubro.E
assim, estaremos contemplando a escola toda.
6.
DESCRIÇÃO DA AÇÃO OU METODOLOGIA:
Para
o desenvolvimento desse trabalho, serão realizadas as seguintes atividades:
· Roda de conversa para avaliação de conhecimentos
iniciais das crianças sobre o céu;
· Explicação das características do planeta Terra e do
Sol (estrela).;
· Experiência com o globo terrestre e lanterna (Dia e
Noite);
· As fases lunares.
·
Visita ao Planetário do Parque do Carmo.
7.
IMPACTO:
Acreditamos
que o desenvolvimento desse trabalho é de extrema relevância para os alunos da
Educação Infantil visto que ao abordar tais assuntos, desde a mais tenra
infância, estimulará o gosto das crianças pela ciência, além de torná-los
adultos curiosos e conscientes dos problemas de nosso planeta. Possibilitará
que ampliem seu olhar de modo a perceber que o Universo é imensurável e que
merece nossa atenção.
8.
AVALIAÇÃO:
Através
da Roda de conversa com os alunos (as), onde serão levantadas as experiências
que obtiveram na visita, sendo checadas com os conhecimentos prévios anteriores
ao trabalho. Serão realizadas produções a serem expostas pela escola para as
famílias, sobre o trabalho realizado.
9.
DATA E
HORÁRIOS DE SAÍDE E CHEGADA DA VISITA:
DATA
|
HORÁRIO DE SÁIDA DA EMEI
|
TERMINO DA VISITA
|
LOCAL
|
QUANTIDADE DE ÔNIBUS
|
31/08/17
31/10/17
|
13H30
7h30
|
16H30
10h
|
PLANETÁRIO DO PARQUE DO CARMO
|
02 ÔNIBUS
|
10.
DATA E
ASSINATURA DO DIRETOR DA ESCOLA:
11.
ANUÊNCIA DO
SUPERVISOR ESCOLAR
Nossas Fotos da primeira visita:
Nenhum comentário:
Postar um comentário