quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Celebrando a Convenção dos Direitos da Criança !

O Mês de Novembro,  é um mês que tradicionalmente pensamos mais em Direitos Humanos, ora por conta do Dia da Consciência Negra , ora pelo reconhecimento dos Direitos da criança na declaração dos Direitos Humanos Universais.Tendo em conta que, conforme assinalado na Declaração dos Direitos da Criança, "a criança, em virtude de sua falta maturidade física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento;nesta nova fase de nosso Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãos ", convidamos os familiares de nossas crianças para participarem de um sábado de proteção a criança!


Mosaico composto por todos os professores



Proteger a primeira infância deve ser um dos objetivos principais da educação infantil , foi pensando nisso que trouxemos alguns temas contemporâneos  que têm preocupado famílias e educadores. Temas esse que acabam se conjugando entre si.












 O preparo da escola, para receber nossos convidados especiais:











O aproveitamento de materiais que seriam considerados para descarte, foram oferecidos ás crianças para serem utilizados na confecção de enfeites natalinos

Arvore de Natal, confeccionada  com as crianças sob a tutoria das Professoras Viviane e  Rosângela

Arvore de Natal confeccionada com as crianças sob a tutoria da Professora Edite


Enquanto familiares participavam das Oficinas com o PROERD  e a Cooperativa Nova Esperança, as crianças, acompanhadas pelas professoras, confeccionavam guirlandas.








                                           







Em clima de descontração e parceria , o  PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas,  participou trazendo para as famílias temas que têm suscitado preocupação por parte de toda a sociedade, entre eles: Bullying, Abuso e Agressão Infantil, Consumismo Desenfreado e Erotização Infantil. A conversa franca embasada na legislação do Respeito e Proteção á  Criança  e tendo como estratégia  os recursos midiáticos  disponíveis trouxe orientações e informações para os presentes.





A Cooperativa  de Reciclagem Nova Esperança  trouxe para as famílias o cuidado com o lixo que produzimos, levando em consideração : Reduzir, Reciclar e Ressignificar.

Reduzir- Será que tudo o que compramos, precisamos de fato? Ou somos apenas levado pela Industria do Consumo? E  nossas crianças como reagem ao apelo da Mídia para o consume desenfreado?

Reciclar - Será que   tudo o que jogamos fora, deve ser mesmo jogado, ou podemos reaproveitar? Como armazenamos nosso lixo para ser jogado fora?

Ressignificar - O que é mais importante um presente, ou o ato da celebração? Estamos ensinando as crianças que mais importante que consumir é celebrar?


E para não perder o bom costume: Mais uma vez, nossa Emei abriu as portas para a leitura realizando empréstimo e doação de livros . Nada como uma boa história para unir as famílias !







Introduzindo novos sabores! " Escondidinho de Soja á moda do Sargento "


" A RELAÇÃO ENTRE ALIMENTAÇÃO E AFETIVIDADE EXPLICA POR QUE É TÃO DIFÍCIL MUDAR OS HÁBITOS ALIMENTARES. SÓ UMA PEDAGOGIA QUE UNA OS ASPECTOS SIMBÓLICOS DOS ALIMENTOS AOS NUTRICIONAIS RESULTARÁ EM UMA EDUCAÇÃO EFETIVA." 
                                                                                     MARIA CRISTINA FABER BOOG


Experimentar novos sabores é algo que só os ousados se propõem!

 Quem de nós nunca viajou para uma praia paradisíaca, e quando consultado pelo garçom sobre o que beberia respondeu prontamente: " Um refrigerante!"  Esse que seria um momento de conhecer um novo sabor, um novo aroma, simplesmente é derrotado pelo medo do novo, medo de provar um novo sabor e se desapontar com ele, então é melhor não arriscar!

 É não é fácil romper com a cultura alimentar, que é cultivada pelo mercado consumista através da televisão,  que a cada dia nos impõe sabores, aromas e cores industrializados e  altamente calóricos e gordurosos. 

Por isso, a introdução de um novo sabor na Educação Infantil é uma aprendizagem que deve ser planejada  com muito carinho . E foi dessa forma que foi apresentada em nossa escola, a Proteína de Soja.


As agentes Escolares Dirce e Bernadete, as responsáveis pelo  novo prato
O Escondidinho a moda do Sargento após o termino do preparo


Escondidinho de Soja à Moda do Sargento:

Ingredientes
Proteína de Soja Texturizada
Purê de Batatas
Leite
Manteiga
Requeijão
Extrato de Tomate
Sal a Gosto

Modo de Fazer:
Temperar a Proteína de Soja texturizada a gosto, e deixar de molho em água quente por 30 minutos, em seguida refogá- la com  o extrato de tomate .
Preparar uma massa homogênea com o purê de batatas, o leite, a manteiga,  e o requeijão.
Arrumar numa assadeira em camadas. Levar ao forno para gratinar.
A quantidade deve ser ajustada ao números  de pessoas a serem servidas.

Em breve, fotos das crianças e da grande aceitação do novo prato.







quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Uma manhã de sábado com oficina para as crianças e palestras para os adultos!

Convidamos nossos alunos e  suas famílias para participarem de uma programação especial no próximo sábado, dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas. 

  • Oficina com material reciclado de confecção de enfeites natalinos com as crianças




  • Palestra com o PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar  do Estado de São Paulo para os adultos


.


  • Palestra com a Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança - Vila Nova União - São Paulo para os adultos




Esperamos vocês!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

" A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e Arte!"

Comer é muito mais do que um ato biológico, comer para o ser humano é um ato simbólico. Desde os tempos mais remotos, o Homem se reúne ao redor da comida para celebrar, festejar, brincar e ser feliz.
Por isso na Educação Infantil, o ato de comer está carregado de significados e aprendizagens.




Confeccionar seu próprio cup cake e depois  celebrar o aniversário de todas as crianças que nasceram no mês de Outubro, foi mais uma das ações do Projeto: Crianças: Pequenos Cidadãos. 



Não basta só comer!  É importante garantir a " boniteza" do ato da alimentação. Quando a criança pode escolher, arranjar  cuidadosamente o que vai comer, onde vai sentar, ela  vive a experiência de estar numa escola onde existe   alegria, amizade  e muitas aprendizagens.





quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Rei Midas dos dias de hoje! Transformando lixo em Arte....


Baby-Art: Os Primeiros Passos com a Arte

" Se dermos ás crianças a mesma liberdade  no processo artístico que lhes danos em suas brincadeiras, as crianças chegarão a excelência  no aprimoramento do processo criativo"
Anne Marie Holm, autora do livro Baby -Art




Para nós,  educadores,que fomos formados numa concepção que  privilegia o desenho figurativo como aquele que deve ser validado,  torna-se difícil  proporcionar liberdade para o processo criativo . Por isso é importante que nossas concepções sejam colocadas em cheque, a luz daqueles que tem se debruçado sobre o estudo da criação infantil, foi isso que nos proporcionou o Doutorando pela Universidade de Victoria do Canada, Bruno de Oliveira, orientado pela Professora Jutta Gutberlet, PhD - Departamento de Geografia  da Faculdade das Ciências Sociais da Universidade de Victoria - Canada, ligada a Faculdade de Educação da Universidade do estado  de São Paulo.



Bruno realizou um trabalho  em parceria com  a Cooperativa de Reciclagem Nova Esperança, realizando oficinas , onde  os catadores e seus filhos produziram obras de arte a partir dos resíduos coletados. As obras deram origem a exposição " Catador de Estórias - Arte Contemporânea e inclusão  cultural  numa galeria itinerante"



  Organizamos, então com Bruno uma intervenção com os alunos de nossa escola, onde pudessemos pensar as questões do " Cuidar do Ambiente" sob o prisma da Arte.
 


Cuidar do Ambiente


" Há outro conjunto de aprendizagens essenciais para as crianças e que se refere à construção de atitudes e saberes ecologicamente recomendáveis, ou seja, a formação de atitudes, valores e saberes relativos ao planeta Terra e às formas como os homens exercem ações que preservam ou destroem o ambiente da natureza e aquele culturalmente construído.
Alem de poder discutir os temas apontados nas rodas de conversa e por meio de projetos variados, as crianças podem, cotidianamente e ao longo de sua história nas instituições de educação infantil, aprender a cuidar do seu ambiente próximo." ( Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas - Página 53)


       
 Bruno, nas salas , combinando com as crianças os detalhes da intervenção.


 

Dona Selma, representante dos Catadores da Zona Leste de São Paulo, apresentando as produções dos catadores e seus filhos, validando a necessidade da preservação do ambiente onde vivemos.


"Com que vocês acham que foi feito esse quadro? Essas peças que estão nos quadros foram achadas no lixo. Dentro do lixo existe muita coisa que pode ser usada...." ( Dona Selma)




 Depois da inspiração e de uma conversa animada sobre o tratamento que é dado ao lixo nas casas das crianças, foi momento da criação.





 

Depois, foi a hora de montar o mosaico, cada um contribuiu com  a sua produção.



Juntar as Unidades e formar o Todo. Juntos somos Fortes e Coloridos !





Com os professores Gerry, Jutta e Bruno da Universidade de Victoria, as crianças  realizaram  a leitura dos mosaicos.
















" Em todos esses casos, é importante ao planejamento da educação infantil garantir que a criança possa escolher como se expressar. 
                                             (...)
O desenvolvimento  de um olhar sensível infantil, é parte da trajetória da construção de significados do seu entorno, das suas vivências e escolhas. Escolhas, estas, que são fruto de uma bagagem estética orientada pelo adulto."  ( Cadernos da Rede - Formação de Professores - Percursos de Aprendizagens : Um olhar sobre o desenho - páginas 10 e 20)

 Pensar na Preservação  do ambiente, pelo prisma da Arte, foi extremamente instigante. Conhecer uma Cooperativa  de Reciclagem em nosso bairro foi enriquecedor.
E agora? Bem, várias ações foram desencadeadas dentre elas: Tratar melhor nosso ambiente, aproveitando nosso lixo e dando valor aquilo que aparentemente não tem valor!
Estamos fechando várias parcerias com a Cooperativa e dia 24 de Novembro pela manhã estaremos tratando desse assunto com as famílias de nossos alunos.
Você é nosso convidado ! Até lá!
 
 

Pesquisar este blog