terça-feira, 23 de abril de 2013

A formação da criança á luz do Estatuto da Criança e do Adolescente

 
 
" A cada geração o seus destino e as suas dores. Devemos armar os nossos filhos para a luta heróica  e difícil  que os espera  e eles vencerão". ( Celestin Freinet)
 
 

O que cada um de nós deve para as crianças?


A família:
 Deve cuidar da criança  e do adolescente  garantindo aspectos  relativos a vida ( saúde, alimentação, etc) e de envolvimento social ( cultura, lazer, etc).
 
O Estado:
 Deve garantir as políticas de saúde e  educação , cultura, moradia, dentre outras necessárias para que a criança possa ser assistida e possa se desenvolver bem.
 
A Sociedade  :
Contribuir no processo de boa formação das crianças e dos adolescentes , participar de espaços públicos onde se discuta políticas públicas para a infância e adolescência  e denunciar quando houver algum tipo de violação dos direitos dos mesmos.
 
Artigo 226 da constituição Federal do Brasil
Código Cívil Brasileiro - 2002
ECA artigo 227
 
Todos nós somos reponsáveis pelas Crianças, mas para as famílias cabe uma parte especial:
 
A Família é a primeira intituição social formadora da criança. Dela depende em grande parte a personalidade do adulto que a criança virá a ser.
 
 
 
 
É DEVER da Família, da Comunidade e da Sociedade em geral e do Poder Público asegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes á Vida, Á Saúde, Á Alimentação, Ao Esporte, Ao Lazer, Á Profissionalização, À Cultura, Á Dignidade, Ao Respeito, Á Liberdade e a Convivência Familiar e Comunitária.
Artigo 4o. do ECA
 
"Os pais têm o  DEVER   de Assistir, Criar e Educar os filhos menores e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os filhos na velhice, carência ou enfermidade." Artigo 229 do ECA
" Aos pais cabe o DEVER  de Sustento, Guarda e Educação dos Filhos Menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais."
Artigo 22 do  ECA
 
Cabe aos pais a orientação para que seus filhos menores:
1. Tratem com respeito a qualquer elemento da Comunidade Educativa;
2. Ouçam as orientações  e instruções dos professores e funcionários no tocante ao processo de aprendizagem;
3.Zelem pela preservação, conservação e asseio da escola;
4. Respeitem as normas de funcionamento da escola.


"Sim , a infância  tem grande influência na personalidade a ser desenvolvida, a forma de agir de cada pessoa  é construída na infância. A vida emocional e identidade são determinadas pelo ambiente das relações familiares , desde as refeições até os cuidados básicos."Denise Belloto - Psicologa da UNIFESP
 
 
 
" Ensina a criança  no caminho em que deve andar, e , ainda quando for velhor, não se desviará dele."
                                                                                        ( Provérbios 22:6 - Bíblia Sagrada)
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog