" Assim que a roda se forma, uma sensação de afeto e intimidade conjunta forma-se com ela. Seja onde for, na roça, na calçada, dentro da escola ou no plaground do prédio , a brincadeira de roda convida todos os pareticipantes a se sentirem parte integrante de um todo indivisível, um círculo único girando e cantando pela força desse todo." in Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil de Renata Meirelles
" A dança recria os movimentos, sensibilizando a criança para o valor expressivo dos seus gestos. É também uma importante fonte de prazer, autoconhecimento e sociabilidade, promovendo a construção de novas possibilidades expressivas e o aperfeiçoamento dos gestos, uma vez trabalhados de modo intencional na dança.
Por meio dela a criança enriquece seu potencial expressivo conforme aprende a explorar movimentos leves ou fortes, rápidos ou lentos, percorrendo diferentes áreas do espaço, sozinha ou interagindo com parceiros a partir de uma música, imagem ou outro estímulo. Ela pode, progressivamente, utilizar o corpo como fonte de investigação criativa do mundo e de si mesma, de suas idéias e emoções, explorando as formas de expressão corporal presentes no seu grupo social e em outros grupos." ( Orientações Curriculares - Expectativas de Aprendizagens página 63)
Um comentário:
Parabéns vocês são realmente maravilhosos!!!
Postar um comentário