Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga por iniciar uma nova etapa em sua vida?
É lógico que as crianças também se sentem intimidadas, atemorizadas , ansiosas e desequilibradas no sentido Piagetiano do ser.
Para isso planejar atividades gostosas, integradoras e significativas para as crianças fará desse período um momento da construção de uma grande amizade entre a escola e a criança.
Período de 05 de Fevereiro a 28 de
Fevereiro de 2013
1º. Dia : Acolhimento dos alunos e
seus pais com apresentação do trabalho que será realizado pela escola - Conhecendo mais a criança, sua família e
fazendo a escola ser reconhecida como espaço educativo de aprendizagens
sociais.
2º. Dia : Livre Professoras e
Crianças
3º. Dia: Organizar atividades com os
seguintes objetivos:
Conhecer seu próprio nome, o nome da
professora e o dos amigos:
Conhecendo a criança : Brincadeiras
como: Meu nome é _________ Minha geleia faz assim_________. E todas as outras
crianças repetem o nome e como a geleia faz, ou a criança diz o nome e faz uma
mímica e todos falam o nome e copiam a mímica. Também falar o nome para um
mascote ou Batata quente e quando “ queimar” falar o nome
Conhecendo a escola- Excursão por
todas as dependências da escola: As
professoras do 1º. Turno receberão as crianças e após conversarem com elas em
sala, as acompanharão nas dependências
da escola. A passagem pelo banheiro incluirá
os procedimentos para a sua utilização. As professoras do 2º. Turno
terão o mesmo procedimento com as crianças que receberão ás 13h.No Parque, já
alertar para os perigos ( O que se deve
e o que não se deve fazer no parque).
Apoio das ATEs
Orientações Didáticas:
1. Estão disponibilizados na Sala dos
Professores ( Nas Caixas grandes de
planejamento):
·
Livros de Histórias para leituras iniciais ( Livros Grandes com muitas
ilustrações, Livros de pano e Livros Pop Up)
·
CD de Histórias Infantis diversas ( Clássicas e Contemporâneas)
·
CD de Músicas do Repertório Infantil ( Baby Hits ) , CDs de Acalantos (
Músicas tranquilas) e CDs ( Arca de Noé de Vinicius de Moraes)
2. Roda de conversa com assuntos do
cotidiano da criança, para ir conhecendo melhor a criança
3. Rodas de Conversa para levantamento
dos combinados com a turma
4. Nos horários de almoço e Lanche já
orientar as crianças sobre os procedimentos corretos.
5. Organizar Cantos de brincadeiras com
os Kits de área externa ( no corredor próximo aos banheiros)
6. Utilizar fantoches para contar
história ( fantoches e palquinho) -
Permitir que as crianças também participem como atores.( Os fantoches estão na
prateleira de brinquedos de área
externa)
7. Brincadeiras de Roda ( Ciranda , cirandinha
entre ou outras)
Dia 28/ Fevereiro Comemoração dos
aniversariantes do Mês, a APETECE oferecerá um bolo já fracionado para a hora
do lanche ( manhã e tarde) . As professoras deverão levantar os aniversariantes
de Janeiro e Fevereiro . No momento do seu intervalo oferecer um pedaço de bolo
para a criança e a turma cantará o parabéns e o aniversariante apagará a
velinha que estará sobre a fatia.
Os almoços e Lanches serão realizados
na primeira semana no horário( anexo) mas poderá sofrer alterações de acordo
com a sugestão do grupo.
O planejamento se constituindo enquanto prática cotidiana:
Aproveitando uma linda manhã de sol, a Professora Mara leu para as crianças do Infantil II A, numa das áreas externas da escola, um dos livros selecionados pelas professoras para esse período. O livro " Girafa estique seu pescoço " da Ciranda Cultural em " pop up"
“Durante a adaptação, escola vai auxiliando a criança a familiarizar-se com os novos
horários de alimentação, sono e cuidados pessoais, o que possibilita que a
criança vivencie experiências sociais diferentes da experiência familiar,
proporcionando também, contato com
outros adultos,, outras crianças em um ambiente seguro, estimulante e
acolhedor. A (...) Durante o processo de adaptação, as crianças vivenciam
momentos de separação, insegurança e
outros sentimentos, além de chorar, pode
expressar esse conjunto de sensações de inúmeras outras maneiras.(...)
A Professora Shirley lendo um dos Clássicos Infantis mais amado pelas crianças "Chapeuzinho Vermelho". Alunos e Alunas do Infantil I A.
Um período de adaptação bem conduzido possibilita que pais educadores , através de sua
convivência, estabeleçam uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.” ( excertos do
Livro “ Os fazeres da Educação Infantil
páginas de 47 a 50)
Aproveitando outra área externa de nossa escola a Professora Marlúcia com seus alunos e alunas do Infantil I B, brincando de Roda Cantata com a Música Dona Joaninha.
Em outra área externa, a Professora Enedir introduzindo o Jogo Dirigido " Toca do Coelho" com as crianças do Infantil II B
2 comentários:
Muito bom acompanhar o dia-a-dia das crianças.Parabéns à todos...
Parabéns a todas as famílias que tem dedicado um pouquinho de seu tempo para curtir nosso BLOG
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