quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aprendendo a lidar com aquele friozinho na barriga que o novo traz - Por um periodo de adaptação bem acolhedor !


Quem nunca sentiu aquele  friozinho na barriga por iniciar uma nova etapa em sua vida?
É lógico que as crianças também se sentem intimidadas, atemorizadas , ansiosas e desequilibradas no sentido Piagetiano do ser.
Para isso planejar atividades gostosas, integradoras e significativas para as crianças fará desse período um momento da construção de uma grande amizade entre a escola e a criança.
 
 
Período de  05 de Fevereiro a  28 de  Fevereiro de 2013
1º. Dia : Acolhimento dos alunos e seus pais com apresentação do trabalho que será realizado pela escola -  Conhecendo mais a criança, sua família e fazendo a escola ser reconhecida como espaço educativo de aprendizagens sociais.
2º. Dia : Livre Professoras e Crianças
3º. Dia: Organizar atividades com os seguintes objetivos:
Conhecer seu próprio nome, o nome da professora  e o dos amigos:
Conhecendo a criança : Brincadeiras como: Meu nome é _________ Minha geleia faz assim_________. E todas as outras crianças repetem o nome e como a geleia faz, ou a criança diz o nome e faz uma mímica e todos falam o nome e copiam a mímica. Também falar o nome para um mascote ou Batata quente e quando “ queimar” falar o nome
Conhecendo a escola- Excursão por todas as dependências da escola:  As professoras do 1º. Turno receberão as crianças e após conversarem com elas em sala, as acompanharão  nas dependências da escola. A passagem pelo banheiro incluirá  os procedimentos para a sua utilização. As professoras do 2º. Turno terão o mesmo procedimento com as crianças que receberão ás 13h.No Parque, já alertar para os perigos ( O que se deve  e o que não se deve fazer no parque).
Apoio das ATEs
Orientações Didáticas:
1.     Estão disponibilizados na Sala dos Professores  ( Nas Caixas grandes de planejamento):
·        Livros de Histórias para leituras iniciais ( Livros Grandes com muitas ilustrações, Livros de pano e Livros Pop Up)
·        CD de Histórias Infantis diversas ( Clássicas e Contemporâneas)
·        CD de Músicas do Repertório Infantil ( Baby Hits ) , CDs de Acalantos ( Músicas tranquilas) e CDs ( Arca de Noé de Vinicius de Moraes)
 
 
 
 
 
 
 
 
2.     Roda de conversa com assuntos do cotidiano da criança, para ir conhecendo melhor a criança
3.     Rodas de Conversa para levantamento dos combinados com a turma
4.     Nos horários de almoço e Lanche já orientar as crianças sobre os procedimentos corretos.
5.     Organizar Cantos de brincadeiras com os Kits de área externa ( no corredor próximo aos banheiros)
6.     Utilizar fantoches para contar história ( fantoches e palquinho)  - Permitir que as crianças também participem como atores.( Os fantoches estão na prateleira  de brinquedos de área externa)
7.     Brincadeiras de Roda ( Ciranda , cirandinha entre ou outras) 
 
Dia 28/ Fevereiro Comemoração dos aniversariantes do Mês, a APETECE oferecerá um bolo já fracionado para a hora do lanche ( manhã e tarde) . As professoras deverão levantar os aniversariantes de Janeiro e Fevereiro . No momento do seu intervalo oferecer um pedaço de bolo para a criança e a turma cantará o parabéns e o aniversariante apagará a velinha que estará sobre a fatia.
 
Os almoços e Lanches serão realizados na primeira semana no horário( anexo) mas poderá sofrer alterações de acordo com a sugestão do grupo.
 Aproveitar os espaços externos. Oferecer agua para as crianças beberem. 


O planejamento se constituindo enquanto prática cotidiana:
 

 Aproveitando uma linda manhã de sol,  a Professora Mara leu para as crianças do Infantil II A, numa das áreas externas da escola, um dos livros selecionados pelas professoras para esse período.  O  livro " Girafa estique seu pescoço " da Ciranda Cultural em " pop up"




 
 

Durante a adaptação,  escola vai auxiliando  a criança a familiarizar-se com os novos horários de alimentação, sono e cuidados pessoais, o que possibilita que a criança vivencie experiências sociais diferentes da experiência familiar, proporcionando também,  contato com outros adultos,, outras crianças em um ambiente seguro, estimulante e acolhedor. A (...) Durante o processo de adaptação, as crianças vivenciam momentos de separação, insegurança  e outros sentimentos,  além de chorar, pode expressar esse conjunto de sensações de inúmeras outras maneiras.(...)
 
 
 
A Professora Shirley  lendo um dos Clássicos Infantis mais amado pelas crianças "Chapeuzinho Vermelho". Alunos e Alunas do Infantil I A.
 



 


 Um período de adaptação  bem conduzido possibilita  que pais educadores , através de sua convivência, estabeleçam uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.”                                ( excertos do Livro “ Os fazeres da Educação Infantil   páginas  de 47 a 50)
 
Aproveitando outra área externa de nossa escola a  Professora Marlúcia com seus alunos e alunas do Infantil I B, brincando de Roda Cantata com a Música Dona Joaninha.
 


 


Em outra área externa, a Professora Enedir introduzindo o Jogo Dirigido " Toca do Coelho" com as crianças do Infantil II B
 


 
Assim tem sido nossas manhãs, com muita alegria, jogos, brincadeiras, leituras , um lanche bem gostoso , sombra e agua fresca.
Em breve,  registros de como são nossas tardes. Aguarde , acompanhe e divulgue nosso blog.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom acompanhar o dia-a-dia das crianças.Parabéns à todos...

EMEI 'SG. MAX WOLF FILHO' disse...

Parabéns a todas as famílias que tem dedicado um pouquinho de seu tempo para curtir nosso BLOG

Pesquisar este blog