quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Acolhendo as Famílias e as crianças



Durante a adaptação,  escola vai auxiliando  a criança a familiarizar-se com os novos horários de alimentação, sono e cuidados pessoais, o que possibilita que a criança vivencie experiências sociais diferentes da experiência familiar, proporcionando também,  contato com outros adultos,, outras crianças em um ambiente seguro, estimulante e acolhedor. Durante o processo de adaptação, as crianças vivenciam momentos de separação, insegurança  e outros sentimentos,  além de chorar, podendo  expressar esse conjunto de sensações de inúmeras outras maneiras.(...)

 Um período de adaptação  bem conduzido possibilita  que pais educadores , através de sua convivência, estabeleçam uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.”                                ( excertos do Livro “ Os fazeres da Educação Infantil   páginas  de 47 a 50)
 
Período de  03 de Fevereiro a  27 de  Fevereiro de 2015
1º. Dia : Acolhimento dos alunos e seus pais com apresentação do trabalho que será realizado pela escola -  Conhecendo mais a criança, sua família e fazendo a escola ser reconhecida como espaço educativo de aprendizagens sociais.
2º. Dia : Livre Professoras e Crianças
3º. Dia: Organizar atividades com os seguintes objetivos:
Conhecer seu próprio nome, o nome da professora  e o dos amigos:
Conhecendo a criança : Brincadeiras como: Meu nome é _________ Minha geleia faz assim_________. E todas as outras crianças repetem o nome e como a geleia faz, ou a criança diz o nome e faz uma mímica e todos falam o nome e copiam a mímica. Também falar o nome para um mascote ou Batata quente e quando “ queimar” falar o nome
Conhecendo a escola- Excursão por todas as dependências da escola:  As professoras do 1º. Turno receberão as crianças e após conversarem com elas em sala, as acompanharão  nas dependências da escola. A passagem pelo banheiro incluirá  os procedimentos para a sua utilização. As professoras do 2º. Turno terão o mesmo procedimento com as crianças que receberão ás 13h.No Parque, já alertar para os perigos ( O que se deve  e o que não se deve fazer no parque).
Apoio das ATE ( Elaine e Regina) e Agentes de Apoio ( Jucileide, Maria Helena e Luiza) – Solicitar quando necessário
Orientações Didáticas:
1.     Estão disponibilizados na Sala dos Professores  ( Nas Caixas grandes de planejamento):
·      Livros de Histórias para leituras iniciais ( Livros Grandes com muitas ilustrações, Livros de pano e Livros Pop Up)
·      CD de Histórias Infantis diversas ( Clássicas e Contemporâneas)
·      CD de Músicas do Repertório Infantil ( Baby Hits ) , CDs de Acalantos ( Músicas tranquilas) e CDs ( Arca de Noé de Vinicius de Moraes)
2.     Roda de conversa com assuntos do cotidiano da criança, para ir conhecendo melhor a criança
3.     Rodas de Conversa para levantamento dos combinados com a turma e as Regras da Escola
4.     Nos horários de almoço e Lanche já orientar as crianças sobre os procedimentos corretos.
5.     Organizar Cantos de brincadeiras com os Kits de área externa ( no corredor próximo aos banheiros)
6.     Utilizar fantoches para contar história ( fantoches e palquinho)  - Permitir que as crianças também participem como atores.( Os fantoches estão na prateleira  de brinquedos de área externa)
7.     Brincadeiras de Roda ( Ciranda , cirandinha entre ou outras)
 
Dia 27/ Fevereiro ( Sexta feira)  Comemoração dos aniversariantes do Mês, a APETECE oferecerá um bolo já fracionado para a hora do lanche ( manhã e tarde) . As professoras deverão levantar os aniversariantes de Janeiro e Fevereiro . No momento do seu intervalo oferecer um pedaço de bolo para a criança e a turma cantará o parabéns e o aniversariante apagará a velinha que estará sobre a fatia.
 
Os almoços e Lanches serão realizados na primeira semana no horário( anexo) mas poderá sofrer alterações de acordo com a sugestão do grupo.
 
            Aproveitar os espaços externos. Oferecer agua para as crianças beberem.
A partir de Março – Linha de Tempo Oficial ( Sala Interativa, Empréstimo de Livros, Visita na biblioteca)
Pauta  da Reunião do Encontro com as Famílias:
 
Parte I:   Fala da Sra. Diretora                                                     
Boas Vindas às famílias
Orientações Gerais
Leitura da Carta do Sr. Secretário da Educação
 
Parte II.
1.Boas Vindas: Apresentação das Professoras e Horários de trabalho
2.Apresentação  familiares  e das crianças ,grau de parentesco com a criança   e entrega do crachá
3. Apresentação dos documentos que devem ser assinados: Lista de Presença, Autorização do uso de imagem, Retirada das crianças da escola, Solicitação para participar no CE e  APM
3.Apresentação do Blog da Escola : http:emeimax.blogspot.com.br
4. Apresentação da agenda – Leitura do Informativo, da apresentação da agenda e da ficha dos dados pessoais
5.Projeto com o Posto de Saúde – Em breve receberão autorização para a criança participar – Inicio Março
6.Projeto “ Ler é sempre um Prazer” – Empréstimo de livros para serem lidos para as crianças em casa , cuidados e devolvidos e empréstimo para as famílias - Inicio em Março – Visita na Biblioteca de Ermelino Matarazzo
7.Uso do uniforme escolar . As crianças que ainda não receberam: Uso de roupas confortáveis - Tênis com meia, não utilizar sandálias. Identificar ( tudo) com o nome da criança.
8.Não trazer doces, brinquedos e objetos estranhos ao uso- A alimentação é fornecida pela PMSP
9.Higiene – Verificação diária da cabeça e das unhas
10. Fortalecimento das aprendizagens realizadas na escola ( Uso de talheres, Uso do banheiro, Participação nas atividades de pesquisa)
11.Verificar a mochila das crianças  todos os dias ( Uma troca de roupa, dentro de uma sacola plástica,  Agasalho, Caneca, Toalha, Escova de dentes com protetor  e Creme Dental – tudo identificado e  acondicionado num estojo.

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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