“Durante a adaptação, escola vai auxiliando a criança a familiarizar-se com os novos
horários de alimentação, sono e cuidados pessoais, o que possibilita que a
criança vivencie experiências sociais diferentes da experiência familiar,
proporcionando também, contato com
outros adultos,, outras crianças em um ambiente seguro, estimulante e
acolhedor. Durante o processo de adaptação, as crianças vivenciam momentos de
separação, insegurança e outros
sentimentos, além de chorar, podendo expressar esse conjunto de sensações de
inúmeras outras maneiras.(...)
Um período de adaptação bem conduzido possibilita que pais educadores , através de sua
convivência, estabeleçam uma relação produtiva, de confiança e respeito mútuo.” ( excertos do
Livro “ Os fazeres da Educação Infantil
páginas de 47 a 50)
Período de 03 de Fevereiro a 27 de
Fevereiro de 2015
1º. Dia : Acolhimento dos alunos e
seus pais com apresentação do trabalho que será realizado pela escola - Conhecendo mais a criança, sua família e
fazendo a escola ser reconhecida como espaço educativo de aprendizagens
sociais.
2º. Dia : Livre Professoras e
Crianças
3º. Dia: Organizar atividades com os
seguintes objetivos:
Conhecer seu próprio nome, o nome da
professora e o dos amigos:
Conhecendo a criança : Brincadeiras
como: Meu nome é _________ Minha geleia faz assim_________. E todas as outras
crianças repetem o nome e como a geleia faz, ou a criança diz o nome e faz uma
mímica e todos falam o nome e copiam a mímica. Também falar o nome para um
mascote ou Batata quente e quando “ queimar” falar o nome
Conhecendo a escola- Excursão por
todas as dependências da escola: As
professoras do 1º. Turno receberão as crianças e após conversarem com elas em
sala, as acompanharão nas dependências
da escola. A passagem pelo banheiro incluirá
os procedimentos para a sua utilização. As professoras do 2º. Turno
terão o mesmo procedimento com as crianças que receberão ás 13h.No Parque, já
alertar para os perigos ( O que se deve
e o que não se deve fazer no parque).
Apoio das ATE ( Elaine e Regina) e
Agentes de Apoio ( Jucileide, Maria Helena e Luiza) – Solicitar quando
necessário
Orientações Didáticas:
1. Estão disponibilizados na Sala dos
Professores ( Nas Caixas grandes de
planejamento):
·
Livros de Histórias para leituras iniciais ( Livros Grandes com muitas
ilustrações, Livros de pano e Livros Pop Up)
·
CD de Histórias Infantis diversas ( Clássicas e Contemporâneas)
·
CD de Músicas do Repertório Infantil ( Baby Hits ) , CDs de Acalantos (
Músicas tranquilas) e CDs ( Arca de Noé de Vinicius de Moraes)
2. Roda de conversa com assuntos do
cotidiano da criança, para ir conhecendo melhor a criança
3. Rodas de Conversa para levantamento
dos combinados com a turma e as Regras da Escola
4. Nos horários de almoço e Lanche já
orientar as crianças sobre os procedimentos corretos.
5. Organizar Cantos de brincadeiras com
os Kits de área externa ( no corredor próximo aos banheiros)
6. Utilizar fantoches para contar
história ( fantoches e palquinho) -
Permitir que as crianças também participem como atores.( Os fantoches estão na
prateleira de brinquedos de área
externa)
7. Brincadeiras de Roda ( Ciranda ,
cirandinha entre ou outras)
Dia 27/ Fevereiro ( Sexta feira) Comemoração dos aniversariantes do Mês, a
APETECE oferecerá um bolo já fracionado para a hora do lanche ( manhã e tarde)
. As professoras deverão levantar os aniversariantes de Janeiro e Fevereiro .
No momento do seu intervalo oferecer um pedaço de bolo para a criança e a turma
cantará o parabéns e o aniversariante apagará a velinha que estará sobre a
fatia.
Os almoços e Lanches serão realizados
na primeira semana no horário( anexo) mas poderá sofrer alterações de acordo
com a sugestão do grupo.
Aproveitar os espaços externos.
Oferecer agua para as crianças beberem.
A partir de Março – Linha de Tempo
Oficial ( Sala Interativa, Empréstimo de Livros, Visita na biblioteca)
Parte I: Fala da Sra. Diretora
Boas Vindas às famílias
Orientações Gerais
Leitura da Carta do Sr. Secretário da Educação
Parte II.
1.Boas Vindas: Apresentação das Professoras e Horários de trabalho
2.Apresentação familiares e das crianças ,grau de parentesco com a criança e entrega do crachá
3. Apresentação dos documentos que devem ser assinados: Lista de Presença, Autorização do uso de imagem, Retirada das crianças da escola, Solicitação para participar no CE e APM
3.Apresentação do Blog da Escola : http:emeimax.blogspot.com.br
4. Apresentação da agenda – Leitura do Informativo, da apresentação da agenda e da ficha dos dados pessoais
5.Projeto com o Posto de Saúde – Em breve receberão autorização para a criança participar – Inicio Março
6.Projeto “ Ler é sempre um Prazer” – Empréstimo de livros para serem lidos para as crianças em casa , cuidados e devolvidos e empréstimo para as famílias - Inicio em Março – Visita na Biblioteca de Ermelino Matarazzo
7.Uso do uniforme escolar . As crianças que ainda não receberam: Uso de roupas confortáveis - Tênis com meia, não utilizar sandálias. Identificar ( tudo) com o nome da criança.
8.Não trazer doces, brinquedos e objetos estranhos ao uso- A alimentação é fornecida pela PMSP
9.Higiene – Verificação diária da cabeça e das unhas
10. Fortalecimento das aprendizagens realizadas na escola ( Uso de talheres, Uso do banheiro, Participação nas atividades de pesquisa)
11.Verificar a mochila das crianças todos os dias ( Uma troca de roupa, dentro de uma sacola plástica, Agasalho, Caneca, Toalha, Escova de dentes com protetor e Creme Dental – tudo identificado e acondicionado num estojo.
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