Nossa querida Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes, que tem acolhido o Projeto " Ler é sempre um Grande Prazer", que é desenvolvido em nossa EMEI será fechada pelo período de seis meses para receber reparos e adequações compatíveis com o novo modelo de Biblioteca proposto pela Secretaria da Cultura do Município de São Paulo.
A Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes foi inaugurada em 19 de maio de 1990, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Esta biblioteca está situada num bairro de periferia da cidade, onde há poucos equipamentos públicos de cultura; desta forma, desempenha um importante papel na comunidade.
Rubens Borba Alves de Moraes nasceu em 23 de janeiro de 1899 em Araraquara, SP. Estudou Biblioteconomia como bolsista da Fundação Rockfeller, nos Estados Unidos.
Participou, ao lado de Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Antônio de Alcântara Machado das discussões para a criação de um Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo, sendo o diretor da Divisão de Bibliotecas, quando o mesmo se efetivou.
A História de Rubens Borba se funde a história da Educação Municipal em São Paulo, pois esteve ao lado de Mário de Andrade na construção de uma São Paulo educadora que valorizava livros e espaços educacionais de qualidade para as crianças.
A Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes, teve nos últimos anos a Bibliotecária Sra. Alice Takata, como coordenadora.
Profissional competente, apaixonada por livros e por crianças.
Agradecemos a todos os funcionários e funcionárias da Biblioteca Municipal Rubens Borba Alves de Moraes , e em especial a Sra. Alice Takata pelo trabalho desenvolvido e aguardamos ansiosamente a re abertura de nossa biblioteca.