terça-feira, 21 de junho de 2016

Conheça o Plano Municipal de Educação de São Paulo






     
                                        De 06 a 11/06/2016



“ .... Tava dormindo, Candoma me chamou, se levanta povo, o  cativeiro já acabou....”  
(  Candoma na Língua Iorubá significa Tambor)


 Prof. André da DICEU - DRE Penha,  iniciou a reflexão sobre o Plano Municipal de Educação,  nos brindando com trechos de uma canção sobre o chamamento de Candoma ( Tambor na língua Iorubá) a que todos despertem da sonolência que o  cativeiro produz, fechar-se em sua própria mente,  em seus próprios saberes e quereres, impede que a mente se abra para conhecimentos novos.


  
A Coordenadora Pedagógica, Professora Maria José, relatou o histórico da elaboração do Plano Municipal de Educação, que teve inicio,  em meados de 2008 e elucidou que este Plano guiará pelos próximos 10 anos a educação paulistana, trazendo metas ousadas que proporcionarão qualidade de atendimento a bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Realizou a explicação sobre o que são metas e perguntou ao grupo, quais metas, na opinião dos presentes,  deveriam fazer parte do Plano: Destacaram:




·       Aumentar as vagas para as crehes;
·       Instituir o Dia das Mães e dos Pais;
·       Cursos de Alfabetização para jovens e adultos analfabetos;
·       As escolas de Ensino Fundamental darem atendimento aos alunos por mais horas e com atividades interessantes;
·       Crianças com deficiência ter sempre um cuidador na classe;
·       Diminuir o número de crianças nas classes;
·       Em cada classe da educação infantil ter dois professores




O Prof. André relatou que muita dessas metas propostas pelos participantes já estão contempladas na política educacional da SME, inclusive em nossa região possuímos o CIEJA Ermelino Matarazzo que atende aos jovens e adultos que não foram alfabetizados na idade orientada pela legislação.  Ao falar das Diretrizes do PME, elucidou o empenho da SME em promover uma educação integral em tempo integral, que pense na criança como um ser integro, inteiro, que aprende em ciclos. E a necessidade promoção da educação em direitos humanos, que traz em seu bojo o respeito e a equidade.



Em seguida, foram apresentadas, pela Coordenadora Pedagógica,   a Síntese das  Metas do PME,  com o apoio do roteiro  para o debate.
As metas destacadas se relacionam diretamente  nesta Unidade Educacional com:
·       Efetivação da Gestão Democrática da educação evidenciando     a necessidade do fortalecimento dos fóruns de discussão e participação das famílias de nossos alunos (as);
·       Valorização do profissional do magistério público  - através de ações que protejam o professor em sua integridade física e emocional;
·       Universalização da educação Infantil  e redução do número de alunos por turma -  25 alunos  turma – Nossas salas de aula estão sempre bem cheias e possuem pouco espaço para atividades diversificadas ao longo do dia;
·       Ampliação do investimento público – Aumentar os valores per capta para que as escolas sejam equipadas com brinquedos , móveis adequados e artefatos para os desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico.
Com certeza, essas metas contribuirão na melhoria da qualidade dos serviços prestados nesta Unidade Educacional.
Há algumas metas que necessitam da implementação pela SME, outras podem ser administradas na própria unidade, como o fortalecimento da Gestão Democrática.





O  Projeto Político Pedagógico “Pelo Direito de Viver Experiências de Aprendizagens/ 2016, ” tecido cotidianamente  por toda a comunidade educativa está em acordo com o PME. Aproveitamos o ensejo para enfatizar o caráter integrador do Dia da família, que homenageia crianças e todos os seus familiares e que será realizado nesta escola no próximo dia 25/06/2016.


Raízes da Arvore Figueira da Polinésia, que fica no parque de nossa escola e que representa a união entre famílias e funcionários em prol  da criança

O convite para esta reflexão foi realizado a  todas as famílias de nossos alunos(as). Divulgamos amplamente o convite e pedimos que as famílias respondessem se viriam ou não no evento. 

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