sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Projeto Ler é sempre um Grande Prazer! Famílias - Crianças e Escola


Resultado de imagem para imagens de crianças lendo na escola no blog da emei max

O Projeto Ler é sempre um grande Prazer,  é um Projeto desenvolvido nesta escola há cerca de 05  anos e possui ações voltadas a formação de leitores. Entendendo ser a leitura um poderoso aliado no processo de alfabetização!

Resultado de imagem para blog da emei max wolf fotos de leitura


Fases do Projeto: 







Ciranda Literária – empréstimo semanal de livros para os alunos (as) com Reconto em Roda de Leitura;
Leitura como atividade Permanente realizada pela Professora, livros previamente selecionados, a partir dos objetivos de cada projeto desenvolvido;
Visita de todas as turmas da Emei na Biblioteca do bairro : Conhecendo o Espaço e o acervo literário infantil;
Leitura semanal  realizada por alunos(as) da Escola de Ensino Fundamental para os alunos (as) da Emei;
A Leitura como mais uma possibilidade de atividade diversificada:
Sarau Literário com a participação das famílias;





Visita de autores de livros, que são conhecidos pelas crianças




O que nos move? 

Resultado de imagem para diretrizes da educação infantil em ação imagens do material



documento: Diretrizes em ação - Qualidade no dia a dia da Educação Infantil publicado pela Secretaria de Educação Básica – Coordenadoria Geral de Educação Infantil – Ministério da Educação apregoa a Formação de leitores como um dos direitos da criança a ser experienciado nas instituições de Educação Infantil:
(...)
Com a constância da leitura, a criança é capaz de recontar as histórias dos livros conhecidos, com muitas palavras utilizadas por seus autores. Ela entra em contato com a linguagem escrita, tão diferente da linguagem oral usada no dia a dia, e dela se apropria. E assim, com o passar do tempo, conhece autores, aprecia o trabalho de ilustradores, escolhe o que gosta, demonstra interesse por alguns gêneros, comenta leituras, indica livros para um amigo etc. Isso tudo pode ocorrer ainda na pre‑escola, desde que tenha havido um trabalho intencional das professoras para desenvolver esses comportamentos leitores. Além da literatura, a criança que convive com a leitura vai descobrindo seus diferentes objetivos e tipos de textos que servem aos mais diversos propósitos...”pelas criança;

               Convidamos as famílias a participarem conosco de todas essas ações!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog